Monastério del Escorial

Monastério de San Lorenzo del Escorial

Monastério de San Lorenzo del Escorial

O Monastério de San Lorenzo del Escorial está situado a 50 km da capital Madrid, em plena Serra de Guadarrama. Construído pelo rei Felipe II,  em cumprimento a um voto feito para celebrar a vitória de San Quintín contra os franceses, no dia 10 de agosto, data de San Lorenzo. Além disso, proporcionaria a seu pai, o rei Carlos I, um panteão para ele e sua dinastia, acorde com os fundadores , na época, do império mais poderoso do mundo. O Monastério é Patrimônio da Humanidade.

Imagem

Teto de Lucas Giordano

Teto de Lucas Giordano

Para lograr seus objetivos, contratou os melhores artistas do Humanismo Renascentista e o resultado foi uma obra que reflete os ideais de uma época, cujas principais características são a simetria, o equilíbrio e a austeridade, típicos dos modelos clássicos.

Interior da Basílica

Interior da Basílica

O edifício foi projetado pelo arquiteto Juan Bautista de Toledo, que dirigiu as obras de 1563 a 1577. Juan de Herrera, porém, foi quem finalizou o projeto em 1584.
A grande sucessão de janelas confere ao conjunto uma grande sensação de horizontalidade. O granito é o material mais empregado. O interior do recinto reserva enormes surpresas,como a basílica, inspirada no
modelo de São Pedro, em Roma. O monastério alberga uma excepcional coleção de quadros, assinados por El Greco, Ticiano, Lucas Giordano, etc. Sua biblioteca é considerada uma das mais valiosas de toda a Espanha.     Imagem

Anúncios

Uma resposta em “Monastério del Escorial

  1. Maravilhosas informações.
    Procuro o nome de um lugar na Espanha, onde existe um pátio interno (claustro) com vários painéis de azulejo pintado sob o tema temperança. Lembro que o visitei numa das viagens de lugares muito próximos de Madrid, cerca de 1 ou 2 horas. Você saberia me informa o nome e a cidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s