Estádios de Madrid

Para os amantes do futebol, aqui vai um post dedicado aos estádios das duas equipes da capital. Ambos receberam da UEFA a qualificação de estádios 5 estrelas, pois preenchem todos os requisitos nescessários quanto à segurança, comodidade, serviços, estrutura para os jogadores, público, imprensa, etc.
Começamos pelo Estádio Vicente Calderón, do Atlético de Madrid.
Imagem

Localizado às margens do rio Manzanares, foi inaugurado em 1966.
Na época, tinha o mesmo nome do rio, mas em 1971, adotou o atual nome, em homenagem ao presidente da época e responsável por sua construção.
Foi o primeiro estádio europeu a ter todos os seus lugares marcados com asentos, qualificando-o para diversos jogos importantes, inclusive do Mundial de 1982.
Imagem

Imagem

Possui atualmente capacidade para 55.000 espectadores e o campo mede 105 x 70m. Abaixo, uma foto do museu do clube, onde sempre se aprende coisas novas sobre o esporte, e da sala de imprensa.

Imagem

Imagem

Na sala de troféus, a Supercopa ganha pelo clube é um destaque.

Imagem

Imagem

Vocês podem achar realmente extranho o que uma estátua de índio está fazendo no post. Mas a explicaçao é simples: índios é o apelido dos torcedores do Atlético. Curioso por saber o motivo, perguntei a uma torcedora a origem do nome. A resposta foi: – É que nos comportamos como tal…

A resposta nao me satisfez plenamente e, durante a visita ao clube, me disseram que na década de 70, havia no plantel do Atlético muitos jogadores de origem sul-americana.É mole?

Outro apelido da torcida: Colchoneros, que significa colchão, em português. A explicação. antigamente os colchões de dormir, no Brasil também, eram listrados, como a camisa do clube…

Enaquanto ao estádio Santiago Bernabéu, foi inaugurado em 1947 e, na época chamava-se estádio Chamartín, nome do bairro onde se localiza.
Situado em pleno Paseo de la Castellana, em 1955, como aconteceu com o clube rival, decidiu mudar o nome em homenagem ao presidente  responsável por sua construção.
Imagem

Imagem

Em 1957, inaugurou-se a iluminação elétrica, num jogo entre o Real Madrid e o Sport Recife, do Brasil.
Também acolheu partidas do mundial de 82, inclusive a final.

Imagem

Imagem

Abaixo, o novo contratado da equipe…

Imagem

No vestiário da equipe adversária também se nota a mordomia…

Imagem

As últimas fotos sao da sala de imprensa e as 9 copas de clubes campeoes ganhas pelo clube.

Imagem

Imagem

Ambos estádios se podem visitar, num trajeto que inclue o gramado, a sala de troféus, museu, vestiário, sala de imprensa e a loja, que vendem todos artigos inimajináveis com a estampa do clube.

Ah esqueçi de comentar que o estádio do Real Madrid possui capacidade para 85.000 espectadores e a dimensão do gramado é de 105 x 68m.

Um abraço!

2 comentários Adicione o seu

  1. Ricardo Travesedo disse:

    Roberto, parabéns pelo belo e interessante blog, tb gostei do video no canallondres.
    Estaremos em Madrid em julho, gostaria de saber como entrar em contato com vc para obter dicas ou mesmo ver a possibilidade de contratar seus serviços ,pois ficaremos apenas 3 dias,

  2. Luis Pedro Cassoma disse:

    Real Madrid é mesmo Real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s