O Guggenheim de Bilbao

O Museu Guggenheim de Bilbao é, seguramente, um referente da arquitetura contemporânea. Seu projeto fez parte de um considerável esforço de reurbanização da cidade e é um dos mais visitados de Espanha.

Imagem

Projetado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry, foi inaugurado em 1997. Duas equipes de trabalho, uma em Los Angeles e a outra em Bilbao, realizaram conjuntamente o projeto, que só se tornou realidade graças à utilização de um software especial nos cálculos estruturais.

Imagem

Imagem

Externamente, o museu é coberto por superfícies de titânio, curvo em vários pontos da estrutura. Este metal, de característica fina e maleável, se adapta perfeitamente ao aspecto do edifício, onde cada peça possui uma forma única e exclusiva ao lugar que ocupa. Algumas destas superfícies lembram a escama de um peixe, uma exemplar mostra do caráter orgânico da arquitetura de Gehry. Aliás, dependendo do ponto de vista, as formas da construção variam: desde a margem do rio, se assemelha a um barco, homenageando a cidade portuária, e, de cima, mais se parece a uma flor.

Imagem

O interior está dividido em 3 andares, com exposições contemporâneas de caráter permanente e temporárias.

Imagem

Imagem

Tambem no exterior, destacam duas obras que embelezam ainda mais o cenário circundante ao museu. Um enorme cachorro coberto de flores, chamado de Puppy, de Jeff Knoons, e uma aranha impressionante, da escultora  Louise Borgoise, denominada Mamá.

Imagem

Imagem

Por ser tão inovador, uma crítica que freqüentemente recebe, além do alto custo que representou sua elaboração, é justamente que a estrutura do museu é mais atraente que as próprias obras expostas.
Porém, as vozes contrárias se calaram diante do êxito internacional do museu, e dos enormes benefícios proporcionados por ele à cidade de Bilbao.

Imagem

O Guggenheim foi eleito por uma pesquisa popular realizada em todo país como um dos 12 tesouros de visita imprescindível do país Ibero.

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s