Alcalá de Henares 2

Um dos monumentos mais famosos de Alcalá de Henares é a sua universidade.
Fundada em 1499 pelo cardeal Cisneros, arçobispo de Toledo e primado de Espanha, durante os séc. XVI e XVII, converteu-se num grande centro de excelência acadêmica.
O prestígio de seus estudos, bem como a qualidade de seus mestres, serviram de modelo para as novas instituições que se construíram na América Espanhola.
Além disso, a universidade se tornou o maior foco humanista de toda a Espanha. A idéia original de Cisneros era de que a instituição fosse capaz de melhorar a formação dos clérigos do país.
O principal edifício e símbolo da universidade é o Colégio Maior de San Ildefonso.
Sua fachada é uma das obras mais conhecidas de Rodrigo Gil de Hontañon, sendo iniciada em 1537 e finalizada em 1553. Enquanto ao seu estilo, observamos uma incorporação do Gótico final e do Renascimento.
Imagem

O Paraninfo, conhecido por ser a sala onde se entrega anualmente o Prêmio Cervantes, iniciou sua construção em 1516, e seu maravilhoso teto decorado em madeira, típico da tradição mudéjar, é um dos seus destaques.

Imagem

Imagem

Em 1936, a universidade mudou-se para Madrid, com o nome de Universidade Central, e com o tempo transformou-se na atual Universidade Complutense, uma das melhores do país.
Abaixo, imagens dos pátios do Colégio de San Ildefonso,e na segunda foto, observamos o relevo de cisnes, símbolo do cardeal impulsionador de sua construçao.

Imagem

Imagem

Outra visita imperdível na cidade é o Palácio de Laredo, uma construção do final do séc. XIX, em estilo neogótico-mudéjar. Os dotes que possuía Manuel Laredo para a arquitetura, pintura, etc. converteu-o em um artista integral. Proprietário do terreno, foi o construtor e decorador do palácio, mas ao final teve que vendê-lo, pois sua custosa construção havia provocado sua ruína. Foi uma das figuras mais influentes da cidade, chegando a ser seu prefeito no final do séc. XIX.

Imagem

Imagem

Atualmente é a sede do museu Cisneros, e possui importantes obras, entre as quais uma edição da Bíblia Poliglota Complutense, que revolucionou em seu tempo a teologia, por ser a primeira edição da Bíblia impressa em vários idiomas (hebraico, latim, grego e aramaico). A Bíblia Poliglota foi uma das grandes contribuiçoes da universidade de Alcalá para a cultura. Nas foto seguintes, vemos o interior do palácio.

Imagem

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s