Pelas Terras de Girona

Girona, situada ao norte de Barcelona, é uma província da Comunidade da Catalunha, e seus numerosos atrativos abrangem desde belas praias na região da Costa Brava a  paisagens de montanha, além de uma ampla oferta cultural.
Iniciamos nosso trajeto pela cidade de Figueres, cidade natal de um dos gênios da pintura, Salvador Dali. Nela, podemos visitar uma de suas maiores criações, o Teatro-Museu Dali.

Imagem

Imagem

O artista se ocupou pessoalmente do projeto. Construído sobre o que restou do antigo teatro neoclássico da cidade, construído em 1849, e que foi destruído pelo fogo durante a guerra civil. A transformação em museu deu-se pelo entusiasmo de um amante da arte, o prefeito Ramón Guardiola Rovina, que propôs a Dali a criação de um espaço em que pudesse acolher uma boa parte de sua obra. Este teatro tinha um significado especial para o artista, já que foi nele que expôs suas primeiras pinturas em 1918.

Imagem

O museu foi inaugurado em 1974 e converteu-se no segundo mais visitado de toda a Espanha, somente superado pelo museu do Prado.
Cada ambiente do teatro-museu é uma obra de arte, numa combinação bizarra de quadros, esculturas, móveis, etc.

Imagem

Em 1989, o genial pintor foi sepultado na parte inferior do edifício, onde se encontra a cripta que alberga sua tumba.
A fundação Gala-Salvador Dali é a responsável pela gestão do museu.
Imagem

Bem perto de Figueres, a vila de Besalú é um dos pueblos medievais mais notáveis de toda Catalunha, sendo declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1966. Seu símbolo maior é a magnífica ponte do séc. XII, além da beleza e importância de seu centro histórico.

Imagem

Imagem

Situada nos Pirineus Orientais, numa paisagem circundada por montanhas de 3.000m, o Valle de Núria é uma das mais populares estações de esqui da comunidade.
Imagem

Imagem

Se acede ao Valle através de um trem tipo cremalera que, num trajeto de 12km, vence um desnível de 1.000m. No alto, a quase 2.000m de altitude, o Santuário da Virgem de Núria é uma antigo local de peregrinação, e muitos são atraídos ao santuário em busca de fertilidade, numa tradição de séculos.

Imagem

Imagem

O vale está situado no município de Queralbs, um típico e belo pueblo de montanha, cuja igreja românica, dedicada a San Jaime, data do séc. X.

Imagem

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s