Museu Reina Sofia e o Guernica

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, seu nome completo, é um dos Museus de Arte Contemporânea mais importante do país.
Sua sede atual localiza-se no antigo Hospital Geral de Madrid, edifício neoclássico do séc. XVIII, bem próximo à estação Atocha. Também conhecido como edifício Sabatini, em homenagem ao arquiteto responsável pela maior parte de sua construção.
Em 1969, o hospital foi fechado e o edifício escapou de ser demolido, após ser decetado Monumento histórico em 1977.
Imagem

O núcleo da coleção é composto de artistas espanhóis de renome internacional, como Picasso, Dali e Miró. Sua coleção inicial se formou com obras de diversas procedências, entre as quais do desaparecido Museu Espanhol de Arte Contemporânea e da coleção de arte do séc. XX do Museu do Prado, que contava com o conjunto de obras de Picasso relacionado com o Guernica.

Imagem

Ícono da arte do séc. XX, este painel pintado a óleo por Pabblo Picasso em 1937, por ocasiao da Exposiçao Internacional de Paris surpreende, inicialmente, por suas dimensoes: 7,82 x 3,50m. Está pintado somente em branco e negro, com uma variedade de tonalidades cinzas. É uma magistral referência do horror produzido pelas guerras, especialmente ao bombardeio sofrido na cidade vasca de Guernica, pela aviaçao alema, durante a Guerra Civil Espanhola. Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemao, diante de uma foto que reproduzia a obra, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, entao, teria respondido: “Nao, foram vocês.”

Durante a Segunda Guerra Mundial, o quadro foi transferido para o Museu de Arte Moderna de Nova York, recebendo do pintor a ordem de que a obra somente poderia ser devolvida quando seu país natal fosse uma democracia. Finalmente, em 1981, regressou à Madrid, o que os espanhóis consideram como “O último exilado”.

O museu Reina Sofia foi criado em 1988 e atualmente conta com mais de 20.000 obras, entre quadros, gravados, fotografias, etc, sendo que a exposição permanente do museu corresponde a apenas 5% deste total.

Imagem

São relizadas permanentemente exposições temporais, atividades educativas, seminários, além de possuir uma ampla biblioteca.

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s