Pueblos de Galícia

A Comunidade de Galícia situa-se no noroeste da Península Ibérica, e está composta por 4 províncias: La Coruña, Lugo, Orense e Pontevedra.
Geograficamente, limita ao sul com Portugal, ao norte com o Mar Cantábrico, a oeste com o Atlântico e a leste com as comunidades de Astúrias e Castilla-León.
Seus idiomas oficiais são o castelhano e o gallego, reconhecido oficialmente como língua própria da comunidade em seu estatuto, dividindo com o idioma português um tronco comum.
Neste post, visitaremos alguns de seus 315 municípios, começando por Pontevedra.
Imagem

Sobre a origem desta cidade, existe uma lenda que relata que seu fundador foi Teucro, um dos heróis da Guerra de Tróia. Segundo estudos arqueológicos, porém, era um assentamento romano. Do latim deriva seu nome, Ponte Velha. Seu auge se produz no séc. XV, quando a cidade se converte num dos principais portos de Galícia.
Atualmente, vive um renascer, comprovado por seu constante aumento populacional, algo que não sucede em outros centros da comunidade,  e conta hoje em dia com mais de 80 mil habitantes.
Imagem

Pontevedra possui um vasto patrimônio monumental, entre os quais mencionamos as ruínas de Santo Domingo, restos do templo gótico do séc. XIV

Imagem

Imagem

A Basílica de Santa Maria la Mayor é do séc. XVI, gótica com influência renascentista, destacando sua fachada plateresca.

Imagem

Imagem

A ponte de Burgo se originou no séc. XII, porém foi muito reformada nos séculos seguintes e forma parte do Caminho de Santiago.

Imagem

Também relacionado a ele, o Santuário da Virgem do Peregrino foi edificada no séc. XVIII e guarda em seu interior uma imagem da padroeira da província e do chamado Caminho de Santiago Português. Sua planta simula uma concha de Vieira, um dos símbolos mais conhecidos associados à Rota de Santiago.

Imagem

A Igreja de Sao Francisco pertence ao séc. XIII e sua fachada Românica é o único resto de sua construçao primitiva.

Imagem

Situado ao norte da Província de La Coruña, Ferrol é uma cidade dedicada às atividades marítimas, através de seu porto pesqueiro e desempenhou um papel fundamental na história espanhola por ser um enclave militar. Em suas águas, sucederam diversas batalhas navais e inclusive algum desembarque, promovido pelos ingleses, que almejavam o que consideravam como “o melhor porto natural da costa atlântica”.
O Castelo de San Felipe construiu-se no séc. XVI para defender seu estratégico porto.
Imagem

Na seguinte foto, a vista que se contempla desde o castelo.

Imagem

O município faz parte do denominado Caminho Inglês, e seu porto é uma referência para os peregrinos que se dirigem à Santiago de Compostela.
Abaixo, uma foto da Prefeitura  e a seguir outra da Concatedral de Ferrol, erguida em 1763, em estilo neoclássico.
Imagem

Imagem

Também situada na Província de La Coruña, o pueblo de Betanzos conserva um dos centros históricos mais preservados de toda a comunidade.

Imagem

Considerada a capital do gótico galego, possui duas igrejas referências do estilo.
A de São Francisco, do séc. XIV, que vemos abaixo e a de Santa Maria del Azougue, que possui um belo conjunto escultórico na fachada.
Imagem

Imagem

Anúncios

Uma resposta em “Pueblos de Galícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s