Vitória-Gasteiz

A denominaçao da capital do País Vasco, Vitória-Gasteiz, corresponde ao seu nome em espanhol e no idioma euskera. Possui também a capitalidade da Província de Álava, onde se situa. Com tal distinção, sedia as principais instituições políticas, como o Governo e o Parlamento Vascos.
Vitória foi, ao longo da história, um importante ponto estratégico, tanto no plano militar, quanto no comercial e cultural.
Recentemente, foi nomeada capital Verde européia, devido a grande quantidade de jardins, agradáveis e cuidados.
Imagem

Se considera que a cidade foi fundada no séc. XII pelo rei navarro Sancho VI, como uma linha defensiva ante o vizinho Reino de Castilla.
A cidade mantém intacto seu traçado medieval e muitas de suas ruas empinadas que, no entanto, podem ser vencidas com a ajuda da modernidade.
Imagem

Abaixo, vemos os restos da antiga muralha, recentemente descoberta.

Imagem

Na época moderna,Vitória hospedou, em 1808, a Napoleão Bonaparte, que se dirigia à Madrid, para colocar no trono espanhol seu irmão, José I. Em 1813, foi cenário da batalha de Vitória, em que os franceses são finalmente derrotados, constituindo o desenlace da Guerra de Independência. Na Praça da Virgem Branca, núcleo central da cidade, observamos uma estátua que celebra o acontecimento.

Imagem

Em 1980, se converte oficialmente na capital da Comunidade Vasca, por decisão de seu Parlamento, propiciando o desenvolvimento econômico e contribuindo para que a província de Álava detenha o maior PIB per capita de todo o País Vasco.
Atualmente, Vitória é uma das cidades européias de melhor qualidade de vida, constatável, entre outras coisas, pelo seu dinamismo cultural. Repleta de museus e eventos de todos os tipos, a cidade acolhe anualmente dois dos festivais de música mais importantes do país: o festival de Jazz e o de Rock, que sediou sua décima edição em 2011. A seguir uma foto de seu centro histórico.

Imagem

Em relação ao seu Patrimônio Monumental, destaque para a Catedral Velha de Santa Maria, construção gótica do séc. XIV. Atualmente, passa por um processo de restauração, que foi laureado com o prêmio Europa Nostra em 2002, a máxima distinção da União Européia para os trabalhos de reabilitação do patrimônio histórico.
O templo pode ser visitado em visitas guiadas, num projeto denominado “Aberto para reformas”, e que inclue também as muralhas.
Devido aos esforços da prefeitura em promover e revitalizar seu centro histórico, iniciou-se recentemente os trâmites para que a cidade seja reconhecida como Patrimônio da Humanidade.
Nas fotos de abaixo, observamos o pórtico da catedral, formado por três portas, decoradas com estátuas e relevos.
Imagem

Imagem

A catedral nova de Vitória  foi construída em estilo neogótico, sendo consagrada em pleno séc.XX.

Imagem

O chamado Portalón constitue um dos edifícios simbólicos da cidade. Do séc.XV, refere-se ao portão que permaneceu aberto desde sua fundaçao, para abrigar as carruagens e proteger, do roubo e da deterioração, as mercadorias que levavam.
Hoje em dia, alberga um restaurante de alto nível, que combina perfeitamente história e gastronomia.
Imagem

Desde o Passeo da Florida, uma agradável zona ajardinada, caminhando descubrimos um local repleto de palácios e casas históricas.

Imagem

Na sequencia, o Museu de Belas Artes, sediado num palácio de origem renascentista.

Imagem

Um pouco além, a Basílica de São Prudêncio de Armentia é uma das jóias do Românico Vasco. Erguida nas últimas décadas do séc.XII, coincidindo com a fundação da cidade, foi levantada no local de nascimento do santo (séc.VI), muito venerado não só em Álava, como também em terras riojanas e aragonesas. Seu trabalho evangelizador transformou a localidade de Armentia no centro espiritual mais importante da província.
Imagem

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s