Oviedo

Situada no norte da Espanha, Oviedo é a bela capital do Principado de Asturias.
Conta com aprox. 210 mil habitantes e foi fundada no ano 761 dC.
Em 812, durante o reinado de Alfonso II, descobriu-se a tumba do apóstolo Santiago. O rei parte para Compostela, convertendo-se no primeiro monarca peregrino relacionado ao Caminho de Santiago. Desde entao, Oviedo faz parte obrigatória da famosa rota de peregrinaçao.
Na cidade encontra-se algumas das construçoes mais representativas da Arte Preromânica Asturiana, declarada Patrimônio da Humanidade. Devido à sua importância, lhe dedicamos um post à parte. Além disso, muitos outros lugares de interesse merecem nossa consideraçao.

A Catedral de San Salvador começou a edificar-se no séc. XIII e sua construçao prolongou-se durante 3 séculos, até a finalizaçao da torre e do pórtco da fachada no séc. XVI.

Imagem

Imagem

O templo pertence ao estilo gótico e localiza-se no mesmo lugar da antiga catedral preromânica, erguida no séc. IX. Desta época, se conserva a chamada Câmara Santa, construída durante a época de Alfonso II, e onde estão depositadas as jóias e relíquias mais valiosas da catedral.
Do século XII, a Torre Velha é de estilo Românico.
Imagem

Abaixo, vemos as imagens do interior do templo e de seu retábulo maior.

Imagem

Imagem

Ao lado da catedral, a Igreja de San Tirso também é preromânica, porém se conserva, desta época, apenas o muro de sua cabeceira.

Imagem

O edifício da prefeitura foi projetado em 1622, aproveitando-se o suporte da antiga muralha. Durante a guerra civil espanhola, foi quase destruído, reedificando-se  e colocando a Torre do Relógio em 1940.

Imagem

Imagem

Situado no claustro do Monastério de San Vicente, o Museu Arqueológico foi criado  em 1944, mas somente  aberto ao público em 1952. Em 2004 sofreu obras de reabilitação e ampliação, sendo reinaugurado em 2011.

Imagem

Imagem

Considerada Monumento Histórico-Artístico, a Igreja de San Isidro el Real situa-se em plena Praça da prefeitura. Fazia parte do antigo Colégio dos Jesuítas, e sua construção, iniciada em 1578, foi finalizada  apenas em 1740. Por isso, vemos na fachada uma alternância de estilos, pois o corpo inferior é renascentista, enquanto o superior é de época barroca.

Imagem

Imagem

O mercado da cidade é um ótimo lugar para apreciar as delícias da gastronomia local.

Imagem

A Sidra, uma bebida fabricada com o suco fermentado da maça, é uma das referências da Comunidade Asturiana. Considerada de baixa graduação (3 a 8%), é consumida em atos sociais e festivos em toda a região. Em Oviedo, existem muitas sidrerias, onde se pode beber e comer à vontade.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s