Catedral de Segóvia

A Catedral de Santa Maria de Segóvia, conhecida como a “Dama das catedrais” por suas dimensões e elegância, foi construída entre os séculos XVI e XVIII, sendo uma das construções góticas mais tardias de todo o país e da Europa, já que foi erigida entre 1525 e 1577, quando na maior parte do continente se difundia a arquitetura renascentista.

Sua poderosa torre alcança quase os 90m de altura, considerada uma das maiores de todo o país na época.

A antiga catedral românica da cidade foi destruída em 1520 e alguns dos elementos do atual templo pertenceram à catedral velha, como o claustro, por ex., construído no século XV e terminado em 1470. De estilo gótico flamígero, foi executado pelo arquiteto Juan Guas e nele está enterrado um dos artífices da nova catedral, o também arquiteto Rodrigo Gil de Hontañon, falecido em 1577.

A porta de acesso ao claustro também é de fábrica gótica, e foi realizado por Juan Guas em 1483 por encargo da rainha católica Isabel, procedendo também da antiga catedral.

A imponente Sala Capitular, adossada ao claustro, está coberta por tapetes de origem medieval.

No Museu catedralício, contemplamos belas obras, como mostram as imagens de abaixo.

A catedral nova foi iniciada em 1525, segundo o projeto de Juan Gil de Hontañon, pai de Rodrigo, que tomou a direção das obras, depois da morte do pai em 1526. A catedral foi financiada pelo povo segoviano e possui uma notável unidade estilística no seu interior, apresentando um aspecto sóbrio e imponente. Suas dimensões são: 33m de altura, 50 de largura e 105 de comprimento. A cúpula foi finalizada em 1630, obra de Pedro de Brizuela.

No próximo post, completaremos a publicaçao sobre esta belíssima catedral gótica.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s