Selva de Irati – Navarra

Existem lugares que nos causam uma impressao tao intensa que dificilmente serao apagados de nossa memória. Lugares em que o simples ato de caminhar se transforma num exercício de contemplação contínuo, diante de uma natureza soberba, pictórica e cuja beleza é inalcançável pelas variadas formas de expressão. Tal é o caso da Selva de Irati, localizada ao norte da Comunidade de Navarra.

Situada nos Pirineus Orientais, próximo à fronteira com a França, com a qual comparte seu território protegido, a região pode ser facilmente atingida desde a capital Pamplona, num trajeto espetacular de uma hora de carro.

A Selva ou também denominado Bosque de Irati constitui a maior área florestal contínua não só da comunidade, como também de toda a península e representa um dos bosques mais extensos, de maior riqueza ambiental e melhor conservado de toda a Europa.

Com 17mil hectares, está catalogado como Parque Natural e Zona Especial de proteçao de aves (ZEPA), possibilitando que seu estado de conservação seja excepcional.

Superado apenas pela Selva Negra (Alemanha), a Selva de Irati é o segundo hayedo-abetal em extensão do continente.

Em sua vertente espanhola, o parque situa-se na cabeceira do rio Irati, entre os vales de Aezkoa e Salazar.

Das várias trilhas que podem ser percorridas, a que contorna o embalse (represa) de Irabia é uma das mais procuradas, pela infinita beleza que proporciona. Com aproximadamente 10km, é praticamente plana, não oferecendo nenhuma dificuldade para o caminhante.

A paisagem que se aprecia no outono é simplesmente maravilhosa, pela variedade cromática de suas árvores e pela combinação harmoniosa de suas águas com a esplendorosa vegetação que a rodeia.

Este é um daqueles posts que realmente uma imagem vale muito mais do que mil palavras. Finalizo, pois, o texto, e que as fotos a seguir se encarreguem de mostrar ou, ao menos tentar, esta indescritível maravilha que é a Selva de Irati.

2 comentários Adicione o seu

  1. Elenir de Siqueira. disse:

    Maravilhoso, estou lendo José Saramago e quis pesquisar sobre essa região ,fiquei maravilhada, como gostaria de poder conhecê-la pessoalmente.

  2. Rai Giovani disse:

    Vi relato e achei incrível, gostaria de informações, sobre as trilhas e como chegar, foram nestas matas, no rio Irati que Hemingway realizou as famosas pescarias de trutas……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s