Pueblos de Aragón – Parte 3

O pueblo de Yebra de Basa, localizado ao norte da Província de Huesca, Comunidade de Aragón, é o cenário da romaria mais importante da região. Realizada anualmente no dia 25 de Junho, presta homenagem à Santa Orosia e seu trajeto constitui uma perfeita combinação de natureza e religião.

A tradição conta que Orosia foi uma princesa nascida na Bohemia no séc. IX, que veio para Espanha para casar-se com um rei local. Porém, foi surpreendida pelas tropas árabes, e fascinados por sua beleza, foi obrigada ao matrimônio com o filho do Emir Muza. Por não querer comprometer-se com ele e não abandonar sua fé crista, foi perseguida, logo mutilada e decapitada. Séculos depois, um pastor das redondezas descobriu seu corpo e, desde então, sua cabeça está guardada em Yebra de Basa, e seu corpo em Jaca, lugares onde atualmente Santa Orosia é padroeira. Em seguida, iniciou-se a veneração da jovem princesa.

O caminho inicia-se logo depois de sair do pueblo, cuja Igreja Paroquial de San Lorenzo, do séc. XVI e de estilo gótico aragonês, representa sua estampa mais conhecida.

Com aproximadamente 6 km de percurso e um desnível de 670m, o caminho apresenta um nível de dificuldade baixo, facilitado pela beleza da paisagem e pelas 8 ermitas que existem ao longo da jornada. Do total, quatro delas estão incrustadas na rocha, como a de San Blás e de Santa Bárbara, ambas do séc. XVII.

As grutas também formam parte dos atrativos da trilha.

No meio da trilha, encontramos uma linda cachoeira, cuja queda esconde a Ermita de San Cornélio.

O local é propício para a prática de esportes radicais.

Depois de cerca de 2h30min aproximadamente, avistamos num campo aberto a Ermita dedicada a Santa Orosia, do séc. XVII e situada a 1550m de altitude. Seu âmbito de influência está relacionado às catástrofes naturais, como secas prolongadas, pestes, pragas, etc, além da liberação de demônios e maus espíritos, cuja crença nestes inóspitos paisagens do norte de Aragón ainda persiste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s