Metrô de Madrid – Parte 2

Recentemente, a prefeitura e o metrô de Madrid criaram um projeto denominado de Andén Cero (plataforma zero, em português), cujo objetivo é transmitir um pouco da história do transporte metropolitano da cidade ao público em geral. Para tanto, foram restauradas suas duas sedes existentes, permitindo sua visitação e possibilitando a valorização do patrimônio industrial e tecnológico através do conhecimento de lugares emblemáticos, indicativos da evolução do metrô no seu contexto social e histórico.

Uma das sedes é a antiga estação de Chamberí, conhecida por ser uma das estações “fantasmas” da cidade e pertencente à primeira linha criada em 1919.

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Na década de 60, devido ao incremento do tráfico de passageiros, o      metrô decidiu ampliar as estações da linha 1 para colocar em serviço novos trens de maior capacidade, constituído por 6 vagoes.

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Diante da impossibilidade técnica de ampliação nesta estação, por sua situação em curva, e pela proximidade com outras estações, o Ministério de Obras Públicas decidiu fechá-la em 1966. A partir de então, ficou abandonada. Os trens da linha 1 continuavam passando pela estação, mas sem realizar paradas. A escuridão não permitia que as pessoas visualizassem esta jóia da arquitetura e do desenho, e muitos nem sequer sabiam de sua existência.

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Em 2006, iniciou-se sua reforma, baseada na recuperação das estruturas originais e na restauração do interior (solos, muros, tetos, cartéis publicitários, etc). Finalizada em 2008, a estaçao de Chamberí  é uma das grandes atrações do projeto, pois podemos admirar o aspecto original que possuía na época de sua construção.

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Seu desenho incorporou os critérios de funcionalidade, simplicidade e economia impostos pelo arquiteto Antonio Palacios.

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Os cartéis publicitários são um dos seus maiores atrativos, já que se conservam tal e como foram criados na década de 20.

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A outra sede que compõem o projeto é a Nave de Motores. Construída em 1923, ano em que foi finalizada a primeira linha, sua função era a produção de energia para a rede metroviária.

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Esta central elétrica, projetada pelos engenheiros José Maria e Manuel Otamendi e pelo arquiteto Antonio Palácios, estava composta por 3 motores a diesel, adquiridos na Alemanha. Com capacidade de 1500cv cada uma, chegou a produzir 5000kw de potência, e se transformou na época na central de maior potência instalada do país. Além disso, proporcionou energia para as demais subestações do metrô e à própria cidade de Madrid, durante a Guerra Civil.

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Para a decoração do edifício, Antonio Palácios utilizou azulejos que logo foram incorporados nas demais estações, convertendo-se num símbolo da imagem da companhia.

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Porém, a crescente e regular produção das companhias elétricas motivou a paralizaçao da produção energética da nave de motores na década de 50, ficando definitivamente fora de serviço em 1972.

Os trabalhos de restauração consistiram na recuperação de seu aspecto original, na limpeza das máquinas e na criação de um espaço adequado para receber o público visitante. Abaixo, vemos imagens dos transformadores e da sala de controle.

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Na época de produção, o ruído provocado pelos motores era tal, que as eventuais incidências eram comunicadas aos trabalhadores mediante a utilização de cartéis luminosos. Atualmente, o edifício é também a sede do Sindicato Metroviário de Madrid. Abaixo, outras fotos da nave de motores.

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