Museu do Romanticismo – Madrid

O Romanticismo foi um movimento político e cultural surgido na Europa a finais do séc. XVIII como uma reação contra o racionalismo da ilustração e do classicismo. Desenvolveu-se na primeira metade do séc. XIX, influenciando a música, a literatura e a pintura. Em Madrid, vale a pena conhecer o museu que retrata esta corrente estética, que contribuiu sobremaneira na forma de vida dos habitantes do séc. XIX.

O Museu do Romanticismo inclui-se dentro da filosofia da chamada casa-museu, e conserva uma importante coleção de objetos históricos e artísticos, relacionadas com os costumes e a vida cotidiana da época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA instituição está sediada no antigo palácio do Marquês de Matallana, de estilo neoclássico e construído em 1776.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sua existência se deve ao filantropo e mecenas Benigno de la Vega-Inclán, que viveu na segunda metade do séc. XIX e na primeira do seguinte. É conhecido também por ter sido o fundador do museu dedicado a El Greco em Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em 1921, doou parte de seu acervo ao estado espanhol, com o objetivo de constituir uma coleção estável aberta ao público. Inicialmente recebeu a denominação de Museu Romântico, destinado a preservar a memória do romanticismo espanhol, época de grandes logros literários e artísticos, coincidindo com o reinado da rainha Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Inaugurado em 1924, estava composto por pinturas e mobiliários, e paulatinamente seu acervo foi sendo incrementado com doações e novas aquisições.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O museu foi concebido não só como um local de exposição de objetos, mas com a intenção de recriar um ambiente de modo que o visitante pudesse ser “transportado” à época romântica. Dessa forma, o museu adquiriu grande prestígio precisamente graças a fidelidade, exatidão e autenticidade com que apresenta, em suas várias salas, o objetivo proposto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Seu acervo está representado pela pintura, miniaturas, mobiliários, estampas, artes decorativas, fotografias e desenhos. Um de seus aspectos mais notáveis é sua excelente galeria pictórica, formada pelos artistas mais relevantes da escola espanhola do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2001, o museu foi fechado para obras de reabilitação e foi reaberto ao público em 2009, recebendo a atual denominação de Museu Nacional do Romanticismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de visitar a exposição permanente, uma boa pedida é tomar um cafezinho no jardim do museu, um belo e tranqüilo espaço, isolado no centro da capital espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s