Canyon do Rio Lobos – Sória

O Canyon do Rio Lobos é um dos espaços naturais mais surpreendentes da Comunidade de Castilla-León, combinando de maneira harmoniosa natureza e arte, história e misticismo.

Canion1Situado em sua maior parte na Província de Sória, está protegido por um Parque Natural, compreendendo uma superfície de 9.580 hectares. Os paredões que se elevam desde o fundo do canyon possuem uma formação calcárea, apresentando várias grutas que testemunham, através de pinturas rupestres, a presença humana desde, pelo menos, a idade do bronze.

DSC00624DSC00625O rio lobos foi em grande parte o responsável pelo processo erosivo que deu forma à garganta, que possui 25km de comprimento.

Canion3DSC00628Desde o mirante chamado Las Gullurias, é possível observar o parque a beira do alcantilado.

DSC00621No seu interior, várias espécies de animais buscaram refúgio dentro de seus limites, principalmente as aves de rapina, como a águia, o falcão e a coruja real. Peixes (trutas), anfíbios e répteis (víbora), também encontraram no local um ambiente propício para desenvolverem-se. Os mamíferos estão representados pelo javali, veado, raposa, lontra, lebre, morcegos, etc.

Canion4Existem várias trilhas que podem ser percorridas, transformando o parque em um excelente local para a caminhada relaxada..

Canion2 A mais conhecida é a do Colmenar de Los Frailes, em que se localiza a maravilhosa Ermita de San Bartolome, construção românica do séc. XIII e que provavelmente fazia parte do convento templário de San Juan de Otero, sendo seu único elemento conservado atualmente.

Canion6Esta vinculação com a ordem templária está comprovada, suscitando diversas teorias esotéricas, como a relativa à sua própria localização, eqüidistante dos limites oeste e leste da Península Ibérica. A união do seu ponto geográfico com os demais templos templários da península formam uma Cruz de Malta, símbolo da ordem.

Canion7

Próxima ao parque, situam-se as ruínas do também templário Castelo de Ucero.

Canion9

No dia 24 de agosto, celebra-se a tradicional romaria de San Bartolome, no interior do canyon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s