Park Guell – Barcelona

Uma das obras de Gaudi mais conhecidas, o Park Guell está situado no bairro de Gracia, com belas vistas para o mar. O parque foi um encargo de seu principal patrocinador, o empresário Eusebi Guell. Construído entre 1900/1914, foi inaugurado como espaço público em 1926. Em 1984, a Unesco o incluiu na lista de monumentos Patrimônio da Humanidade.

DSC07337Pertence à etapa naturalista do arquiteto, momento em que atinge a plenitude artística,  e foi concebido como um conjunto estruturado, dentro de um entorno de excepcional beleza natural. O projeto consistia na construção de residências de alto padrão, com todas as inovações tecnológicas disponíveis na época, com acabamentos de grande qualidade artística. O recinto foi idealizado com uma alta carga de simbolismo, sintetizando nos elementos do parque muitos dos ideais políticos e religiosos, tanto do Conde Guell, quanto de Gaudi. Os motvos mitológicos são igualmente importantes em sua concepção, pois segundo parece, o Park Guell foi inspirado no templo de Apolo, em Delfos (Grécia).

DSC07338

O parque se formou através da união de duas propriedades, adquiridas por Guell em 1899. Logo, instalou-se em uma das mansões situadas na zona, antes da construção da urbanização. Atualmente, funciona como um colégio. Ambos tinham em mente um projeto ao estilo das cidades-jardins inglesas, conceito manifesto na própria ortografia oficial do parque.

Apesar do empenho realizado, o projeto foi um fracasso comercial, pois não era atrativo para os barceloneses viverem numa região pouco urbanizada e distante do centro da cidade. Foram vendidas apenas duas casas, sendo que Gaudi tornou-se proprietário de uma delas, vivendo na mesma entre 1906/1925. A casa foi construída por um de seus colaboradores, Francesc Berenguer, e hoje em dia, sedia um museu dedicado ao grande arquiteto.

Barcelona 17O outro imóvel foi vendido a um amigo comum de Guell e Gaudi,e ficou conhecida pelo sobrenome do novo proprietário – a Casa Trias.

DSC07304

Depois da morte de Eusebi Guell em 1918, seus herdeiros decidiram vender o parque à prefeitura de Barcelona, que o transformou num dos mais acolhedores e interessantes parques da cidade.

Gaudi esforçou-se ao máximo para conseguir uma perfeita combinação de sua obra com a natureza circundante, como comprova as colunas de pedra que lembram os troncos de uma árvore, bem como grutas que parecem naturais. Quando Gaudi aceitou o encargo, a área estava deflorestada, como indica seu nome, Montanha Pelada. Então, reflorestou o local, escolhendo espécies autóctonas do mediterâneo, que melhor se adaptavam ao terreno, como eucaliptos, palmeiras, ciprestes, etc.

Grande parte da superfície do parque está coberta com pedaços de cerâmica e vidro, como um mosaico de cores, denominado Trencadís.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGaudi situou a entrada na parte mais baixa da montanha, e a mais próxima ao núcleo urbano. Uma porta de ferro forjado, representando folhas de palmito, foi trazida em 1965 desde a Casa Vicens, uma das primeiras obras civis de Gaudi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs dois pavilhões que conformam a entrada são do mais puro estilo gaudiano, com uma estrutura orgânica que revela as profundas observações que o artista realizava da própria natureza.

DSC07307OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu original aspecto confere ao ambiente uma atmosfera mágica, típica dos contos de fadas.

DSC07339

Destacam suas cúpulas, em forma de parabólicas hiperbólicas, um dos conceitos fundamentais de sua obra, também cobertas por cerâmicas. Algumas estruturas eram pré-fabricadas, para logo serem instaladas em seus locais correspondentes, aspecto em que uma vez mais Gaudi foi revolucionário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos os detalhes da cuidada decoraçao de algumas das janelas que integram os pavilhoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita ao Park Guell continua no próximo post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s