Casa Vicens – Barcelona

A Casa Vicens foi o primeiro projeto de envergadura de Gaudi, depois de obter a licenciatura como arquiteto em 1878.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída entre 1883/1888, está localizada no bairro de Gracia, que na época de sua construção era um núcleo urbano independente de Barcelona, com prefeitura própria e categoria de vila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGaudi foi encarregado por Manuel Vicens i Montaner para realizar uma residência de verão para sua família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nesta época, o arquiteto utilizava uma linguagem arquitetônica de grande simplicidade construtiva, primando pela linha reta, e não pela linha curva, característica singular de suas obras posteriores.

DSC00926

Estilisticamente, a Casa Vicens pertence à sua etapa orientalista, com influências persas, mudéjares e da arte bizantina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO abundante uso da cerâmica na fachada lhe confere um forte colorido, uma de suas características essenciais. Gaudi desenhou também os móveis da casa. Por ser uma propriedade particular, infelizmente não está aberta à visitação pública.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas partes do portao de ferro forjado simulando palmitos, encontram-se atualmente no Park Guell.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A obra foi declarada Monumento Histórico-Artístico em 1969, e desde 2005 faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade, dentro do grupo de Obras de Gaudi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s