Estaçao de Baqueira-Beret – Vale de Arán

A estaçao de esqui de Baqueira-Beret está localizada a tão somente 14km da cidade de  Vielha, no Vale de Arán. Inaugurada em 1964, é a única existente na vertente norte dos Pirineus, o que lhe propicia abundantes nevadas e qualidade da neve, condições ótimas para a prática de esportes invernais.

DSC07422

Desde a estação, se observam montanhas de mais de 3000m, e possui uma moderna rede de instalações, recebendo a cada temporada uma lista de personalidades e de famosos, entre os quais a Família Real espanhola.

Com uma cota mínima de 1500m e uma máxima de 2510m, a estação está preparada, além do esqui, para a prática de outras atividades, tais como trenós conduzidos por cavalos ou cães, excurçoes com raquetes, motos de neve, snowboard, esqui de fundo, etc.

DSC07441A qualidade das pistas e sua grande área disponível para o esqui abarcam todos os níveis, transformando a estação numa referência que ultrapassa os limites da geografia espanhola.

DSC07423Possui 120km de pistas balizadas e pisadas, o que a qualifica como o segundo centro invernal neste quesito, somente superada pela estação de esqui de Formigal, situada nos Pirineus Aragoneses. Esta grande extensão engloba um total de 72 pistas, das quais 6 são verdes (para principiantes), 36 são azuis e 29 vermelhas (ambas para esquiadores de nível intermediário), além de 7 pretas (nível avanzado).

DSC07429DSC07426

Na estação foram também realizadas etapas finais das corridas ciclísticas mais conhecidas do continente, como a Volta da Espanha e o Tour de França.

Para o transporte de turistas e praticantes do esqui, a estação conta com 33 teleféricos, com capacidade para transportar quase 60 mil pessoas por hora.

DSC07424DSC07436Uma boa dose de adrenalina que oferece o centro, somente para esquiadores de alto nível, é a prática do heliesqui, em que o esportista é levado de helicóptero a uma cota da montanha inacessível para os demais e, uma vez aí, deslizar por pendentes de altíssimo risco, sobre a neve virgem.

A prática do esqui faz parte da cultura deportiva dos países europeus, cuja iniciaçao começa bem cedo.

DSC07432DSC07434Para os principiantes, existem cerca de 400 professores especializados para aulas particulares, uma boa opção para aqueles que queiram iniciar-se nesta prática esportiva.

DSC07431Mesmo com a atençao e cuidado dos monitores, para algumas pessoas, como o autor que lhes escreve, a dificuldade em dar os primeiros passos com o esqui é sumamente complicada…

DSC07438

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s