Bairro Gótico – Segunda Parte

Finalizamos a visita pela Praça do Rei no Palau de Lloctinent, construído em 1549 como residência dos altos funcionários enviados a Barcelona pelo rei.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1583, o edifício passou a ser a sede dos Arquivos da Coroa de Aragón, e um de seus grandes atrativos é o teto de estilo mudéjar que o decora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Praça de Ramón Berenguer, situada atrás da Capela de Santa Ágata e de frente para as muralhas, vemos uma estátua de bronze que homenageia a Ramón Berenguer III, apelidado de “El Grande”, um nobre que chegou a ser Conde de Barcelona. Os primeiros escritos redigidos em catalão datam de seu reinado (séc. XII).  Uma curiosidade sobre sua vida é que sua primeira esposa chamava-se Maria Rodríguez, filha do famoso El Cid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA estátua foi realizada em 1880 pelo escultor Josep Llimona e, à noite, fica iluminada, refletindo sua sombra no edifício situado em frente e enaltecendo a figura do monumento equestre e do conde.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro local agradável para passear ou descansar um pouco depois de tanto caminhar é a Praça Reial (não confundir com a Praça do Rei que vimos acima). Seus belos pórticos e até palmeiras convidam à contemplação. Grandes e elegantes edifícios se ocultam por detrás das fachadas neoclássicas do séc. XIX.  As luminárias situadas próximas à fonte central foi um dos primeiros encargos do Jovem Gaudi à cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

No aspecto religioso, o grande destaque do bairro fica por conta da catedral, que por sua importância histórica e artística, será comentada em posts exclusivos. No entanto, o bairro guarda outros tesouros, como a Igreja de Santa Maria del Pino. Consagrada à Virgem, é uma construção gótica fundada em 1322, que também substituiu a anterior do período românico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu nome se originou pelo fato de que encontraram uma imagem da virgem no tronco desta espécie de árvore, razão pela qual foram plantados pinos em frente à igreja. A fachada exterior está composta por uma impressionante parede de pedra, em que se destaca seu imponente rosetón e o pórtico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto destaca por ser sóbrio, e carece de decoração. O interior, formado por uma vasta e única nave, acolhe uma série de capelas situadas entre os contrafortes que a sustentam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja possuía muitos objetos de valor, mas foi saqueada durante a Guerra Civil. Abaixo, vemos uma imagem do rosetón do interior da igreja e seu belíssimo órgao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

O pintor Joan Miró nasceu bem próximo à Praça do Pino.

A Barcelona Medieval estava composta por uma ativa comunidade judaica, porém os vestígios da judería (bairro onde se concentravam), denominada de gueto de El Call, praticamente desapareceram depois que o bairro foi abolido por Joan I em 1401, resultado da perseguição anti-semita que resultou na expulsão dos judeus em 1492.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstá documentada a existência da comunidade desde, pelo menos, o séc. XI, e a maioria eram artesãos e profissionais liberais. A finais do séc. XV, o rei Fernando Católico instaurou a Inquisição em Barcelona, e os judeus foram obrigados à conversão.

Descobrir os encantos do Bairro Gótico é uma experiência inesquecível, e onde quer que você esteja, é possível deparar-se com edifícios e monumentos de uma época gloriosa, e que se mantém viva, para nosso deleite e contemplaçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s