Palácio do Barao de Quadras – Barcelona

Como vimos em posts anteriores, a arquitetura modernista representa uma das principais atraçoes de Barcelona, convertendo a capital catala numa referência do estilo a nível internacional. Nomes como o de Gaudi, Lluis Domènech i Montaner e outros arquitetos de renome são sinônimos de originalidade e criatividade únicas, cujas obras espetaculares surpreendem a todos. Barcelona conta com um interessantíssimo circuito que desvenda suas mais singulares construçoes, denominada rota modernista, e está composta por mais de uma centena de edifícios, muitos dos quais verdadeiros clássicos do estilo, como a Casa Milà, a Casa Batlò, o Palau da Música Catalã, o Hospital de Sao Paulo e Santa Cruz, só para mencionar alguns deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, muitos outros edifícios, igualmente vistosos e originais, são desconhecidos para o grande público. A partir de hoje, descobriremos muitos deles, começando pelo Palácio do Barão de Quadras. O edifício localiza-se na Avenida Diagonal, uma das mais importantes artérias viárias da cidade, que corta o distrito central de Eixample em dois, diagonalmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO palácio foi um encargo do industrial Manuel Quadras ao arquiteto Puig i Cadafalch, um dos mais conhecidos arquitetos modernistas, e autor de inúmeras obras pela cidade. Para realizar a obra encarregada, reformou um antigo prédio residencial, dotando-o de características tipicamente modernistas, bem como utilizando elementos de outros estilos, como o gótico, e elementos inspirados na tradição islâmica. O resultado é uma construção magnífica, com uma exuberante decoração e detalhes inusitados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sua construção iniciou-se em 1904, e foi finalizada dois anos depois. O edifício está formado por duas fachadas, sendo que a principal é a que vemos desde a Av. Diagonal.

Chama a atenção, de imediato, a decoração externa do palácio, na qual se representam motivos heráldicos, bustos de personagens, etc. Abaixo, vemos em uma de suas partes laterais, uma escultura de São Jorge vencendo ao dragão, esculpida por Eusebi Arnau.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro detalhe que impressiona na fachada é a fascinante tribuna, que percorre toda a largura da construção. Além de Arnau, a decoração do palácio esteve sob a responsabilidade do artista Alfons Jujol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior, o elemento mais espetacular é a escada de acesso aos andares superiores, de magnífica execução.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas salas foram embelezadas com motivos claramente islâmicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma chaminé modernista…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Desde 2003, o palácio é a sede da Casa Ásia, uma instituição cultural criada para favorecer e desenvolver os laços culturais entre os países asiáticos com a Catalunha, com uma oferta que inclui exposições, conferências, etc. O edifício está protegido com a sua inclusão na categoria de Bem de Interesse Cultural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s