Paseo de Grácia – Segunda Parte

Continuando nossa visita pelo Paseo de Grácia, hoje veremos outros edifícios de interesse que compoem a denominada Rota Modernista pela cidade de Barcelona.

Os arquitetos irmãos Joaquim e Bonaventura Bassegoda criaram um edifício partindo de uma idéia pouco convencional na época, a de unificar várias construçoes dentro de um único estilo. Assim nasceu a Casa Rocamora em 1914, uma das maiores de todo o Paseo de Grácia, cuja característica principal é a absoluta uniformidade estética exterior.

barcelona 432OLYMPUS DIGITAL CAMERAJoaquim Codina i Matalí foi o responsável pela edificação da Casa Malagrida entre 1906/1908, imóvel pertencente a Manuel Malagrida, um industrial catalão do ramo de tabacos, que fez fortuna na Argentina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos turistas passam desapercebidos pela Casa Vídua Marfá, construída entre 1901/1905 pelo arquiteto Manuel Comas i Thos. Parece que a Casa Milá, situada próxima, reclama todas as atenções do grande público…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, vale a pena contemplar a belíssima fachada do edifício, com ricos detalhes decorativos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA entrada ao interior é livre, pois sedia uma Escola Superior de RelaçõesPúblicas e Marketing e outra de Comunicação, Turismo e Empresa. Nada mais entrar no edifício, contemplamos a antiga entrada construída para as carruagens.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma escada conduz a uma preciosa galeria composta por arcos, e uma cúpula que chama a atenção por seus belos vitrais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar de não estar situada no Paseo de Grácia, a proximidade com a grande avenida justifica a inclusão da Fundação Antoni Tapiés, dedicada ao pintor espanhol. Fundada pelo próprio artista em 1984, foi aberta ao público 6 anos depois. Sua intenção foi criar um centro para o estudo e a promoção da Arte Contemporânea, e está sediada num edifício construído entre 1881/1885 pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner. Em sua parte superior, Tapiés realizou uma singular escultura que coroa toda a fachada do museu, e que tornou-se um verdadeiro símbolo da instituição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s