Broadway Madrilenha – Segunda Parte

Continuando nosso passeio pela Gran Vía, hoje conheceremos outros de seus cines históricos.

O Cine Callao, situado na praça homônima, foi o primeiro encargo do arquiteto Luis Gutiérrez Soto, que o realizou em 1926. Três anos depois, foi apresentado na sala o primeiro filme sonoro e falado em Espanha, “The Jazz Singer”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Contava com uma grande sala de café, posteriormente transformada numa luxuosa sala de bilhar. Sua terraça está desenhada para sessões cinematográficas ao ar livre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAChama a atenção sua bela fachada, ricamente decorada e restaurada em 1993, que lhe devolveu sua cor original. No entanto, não foi o que aconteceu com sua grande sala, que perdeu sua atmosfera do passado. Porém, sigue sendo um dos clássicos cines que permanece em vigor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABem em frente ao Cine Callao, está o edifício propriedade da Associação de Imprensa de Madrid. O arquiteto Pedro M. Otaño realizou em 1924 um exemplar projeto para este conjunto multifuncional, em que além dos escritórios e salas de recreio para os associados, foram instaladas residências para aluguel, várias lojas, restaurante, salas de festa e uma excepcional sala de cinema.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom 15 andares, foi durante a década de 30 um dos edifícios mais altos da capital. Inaugurado em 1930, nele vemos a influência da arquitetura norteamericana em sua fachada recoberta de tijolos. Nos anos 90, a grande sala foi reformada e dividida em 3 menores, que continuam funcionando. Desde 2010, vários de seus andares estão ocupados como a sede do Partido Socialista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Cine Capitol chegou a ser o maior da cidade e o quinto de toda a Europa. Instalado no conhecido edifício Carrión, foi inaugurado em 1933.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMesmo durante a Guerra Civil, continuou exibindo filmes internacionais, transformando-se com o tempo na sala onde se apresentavam as estréias dos grandes filmes. Um dos míticos cines da Gran Vía, milagrosamente se conserva em seu estado quase original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Cine Rex foi projetado inicialmente por Luis Gutiérrez Soto em 1943, como um edifício para acolher hotéis e lojas comerciais. O projeto foi modificado um ano depois para a instalação de uma sala de cinema, inaugurada em 1945. A princípio do séc. XXI, foi fechado e, desde então, permanece abandonado. Com o péssimo estado em que se transformou sua entrada, foi colocada uma placa metálica que impede a deterioração do local. Seu futuro é incerto, e tomara que não seja outro dos grandes cines que se converta em algo completamente alheio ao propósito para o qual foi criado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s