Montblanc – Segunda parte

A Igreja de Santa Maria La Mayor preside o centro histórico. Construída a partir do séc. XIV e de grandes dimensões, é conhecida como a Catedral da Montanha, por sua localização no alto da cidade. Foi erguida sobre um anterior templo românico, também dedicado a Santa Maria. Devido ao crescimento populacional da vila, este primitivo templo ficou pequeno, e decidiu-se pela construção de um novo, no estilo gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPresumindo-se a longa duração da obra, para a celebração dos cultos foi erguida uma outra igreja, cuja existência é documentada desde 1288, a Igreja de San Miguel, atualmente a mais antiga de todas as igrejas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A antiga igreja românica de Santa Maria foi derrubada, e iniciou-se a construção da igreja gótica. A mediados do séc. XIV, a peste negra que assolou o continente motivou a paralizaçao das obras. No século seguinte, a Guerra Civil Catalã causou um duro golpe à vila, e as obras da igreja se deram por finalizadas, apesar de encontrar-se inacabada. Em 1548, a igreja foi consagrada e a finais do século foi construída a fachada, no estilo renascentista. Com a Guerra dos Segadores em 1651, as tropas castelhanas derrubaram a fachada, além de algumas partes da muralha . A fachada foi, então, reconstruída no estilo barroco, embora com certa influência renascentista. Abaixo, vemos um grupo de apóstolos que decoram a fachada, bem como a parte superior, na qual se esculpiu o escudo da vila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior está formado por uma grande nave, coberta por bôvedas de crucería. Como destaque, o órgão é considerado um dos melhores da escola barroca catalã.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO altar maior está presidido por uma imagem da Virgem, gótica de madeira policromada, e talhada provavelmente no séc. XVI, conhecida também como a Virgem do Coro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma de suas capelas, podemos admirar um fabuloso retábulo, o de Sant Bernat e Sant Bernabé, do séc. XIV, submetido recentemente a um cuidadoso trabalho de restauração.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos imagens de uma de suas vidreiras e o rosetón central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo da grande igreja, situa-se a Praça Maior, onde em época medieval se realizava o mercado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANela encontramos algumas das casas senhoriais mais emblemáticas de Montblanc, além das tradicionais galerias porticadas, que lhe conferem um singular aspecto medieval. A Casa Desclergue, por ex., foi construída em 1575, no estilo renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2 comentários Adicione o seu

  1. ester Konig disse:

    obrigado pelas informações! ajudou muito! Ester

  2. ester Konig disse:

    estou pesquisando toda a Andaluzia para ir em maio deste ano. Agradeco novas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s