Catedral de Taragona – Segunda Parte

Declarada Monumento Nacional em 1905, a Catedral de Taragona possui planta basilical com 3 naves e transepto (também denominado cruceiro, corresponde ao espaço perpendicular à nave central, o “braço da cruz”). Nas naves laterais, numerosas capelas, construídas entre os séculos XV e XVIII, mostram a evolução estilística da arte, com elementos góticos, renascentistas, barrocos e neoclássicos. A Capela dedicada à Virgem de Montserrat, por ex., possui um retábulo do séc. XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela do Santíssimo Sacramento, uma das mais belas de toda a catedral, foi construída no séc. XVI, com influências da arte italiana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Capela de Santa Lúcia, vemos pinturas murais do séc. XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituado no meio da nave central, o coro é uma obra do séc. XV, realizado com madeira de roble.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo seu lado esquerdo, vemos um magnífico órgao, de grandes proporçoes, construído na segunda metade do séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Retábulo Maior foi esculpido por Pere Johan na primeira metade do séc. XV. É considerado um dos expoentes da escultura gótica catalana. Nele, estão representadas cenas da história da vida e do martírio de Santa Tecla, titular da Catedral de Taragona, além de outras que nos mostram episódios do Novo Testamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua parte central, vemos a Virgem com o menino Jesus, e nas laterais, a Santa Tecla e São Paulo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte inferior foi realizada com alabastro policromado, e nele vemos episódios da vida de Santa Tecla.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituado no Presbitério, o sepulcro de Juan de Aragón, morto em 1334, e responsável pela consagração do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm muitos locais do conjunto catedralício, podemos admirar maravilhosas estruturas de ferro. Em espanhol, são conhecidas como rejas, e delimitam o espaço compreendido pelas capelas, o coro e até mesmo o altar maior. Representam, por si só, verdadeiras obras de arte, pela elegância e refinamento de sua composição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, outras imagens da catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s