Porto Antigo de Barcelona

Antigamente, dizia-se que Barcelona vivia de costas para o mar, principalmente quando foi construída uma muralha marítima defensiva no séc. XVI, isolando os barceloneses do Mediterâneo. No entanto, apesar de estar desprovida de um porto natural, contentando-se com um artificial, a cidade chegou a ser uma das principais potências marítimas e comerciais da Idade Média.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo começo do séc. XX, o denominado Frente Marítimo estava abandonado e na década de 1980, repleto de armazéns, depósitos e vias ferroviárias oxidadas. Os Jogos Olímpicos de 1992 ofereceram a oportunidade perfeita para a revitalizaçao da área. Atualmente, a regiao do Porto Antigo respira vida, através de seus modernos centros comerciais, uma ampla oferta cultural em seus museus, ócio e diversao, além da construçao de edifícios que sintonizam com a arquitetura contemporânea do séc. XXI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm passeio pela chamada Rambla del Mar favorece a possibilidade de ver e sentir o resultado deste processo de renovaçao. Em suas marinas, estao atracados centenas de barcos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos deles sao sinônimos de conforto e requinte para seus tripulantes, que se dirigem à cidade, atraídos pela enorme quantidade de possibilidades turísticas de Barcelona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros, porém, chamam a atençao por seu valor histórico, como o Navio Santa Eulália, que durante décadas realizou a rota entre a Catalunha e as ilhas Baleares, e cujo interior pode ser visitado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA reitalizaçao da zona possibilitou a construçao de edifícios que constituem a nova cara da arquitetura, como este edifício solar, feito de madeira, e composto por múltiplos planos cobertos de painéis fotovoltaicos. Desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura Avançada de Catalunha, a construçao era parte integrante da Smartcity, uma exposiçao destinada à utilizaçao das novas tecnologias, visando a melhoria da qualidade de vida urbana e o incremento do desenvolvimento sustentável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos restaurantes oferecem a possibilidade de degustar pratos típicos da Catalunha. Alguns deles recorreram a inusitados e criativos toques publicitários, como no caso desta escultura que simboliza uma gigante e simpática lagosta.  Foi realizada em 1989 pelo artista espanhol Javier Mariscal, e posteriormente cedida à prefeitura, depois que o restaurante fechou com a finalizaçao das Olimpíadas. No entanto, permanece no mesmo local, como uma lembrança da febre construtiva na zona costeira da cidade, pouco antes da realizaçao dos jogos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma ótima opçao de lazer do Frente Marítimo é o singular Circo Raluy, um dos mais antigos e prestigiosos de toda a Espanha. Criado por Luis Raluy Iglesias, oferece originais espetáculos  que lhe proporciononaram inúmeros premios internacionais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, é considerado o único Circo Museu de todo o mundo, já que exibe uma maravilhosa coleçao de carros circenses do séc. XIX e da primeira metade do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s