Basílica de San Miguel – Madrid

A Basílica Pontifícia de San Miguel é uma das construçoes mais relevantes do Barroco Espanhol, por seu singular formato convexo da fachada principal e a incomum planta geral do edifício, única na cidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando passo em frente à igreja, recordo a saudosa Minas Gerais e suas maravilhosas igrejas barrocas coloniais. A Basílica situa-se sobre o solar da antiga Igreja Dos Santos Justo e Pastor, mártires cristaos que, segundo a lenda, faleceram em Alcalá de Henares. Este templo primitivo foi destruído por um incêndio em 1690.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA atual igreja iniciou sua construçao em 1739, e finalizada 6 anos depois. Foi erguida graças ao projeto do arquiteto Giacomo Bonavía, inspirado na arquitetura barroca italiana. Na parte superior da fachada, aparece um baixo relevo representando o martírio dos citados santos acima.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior, sua única nave estrutura-se com variados sistemas que lhe propiciam o equilíbrio do conjunto, como a tensao côncava-convexa de suas superfícies e a alternância de partes, ora circulares, ora elípticas, combinadas com os denominados arcos cruzados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento estrutural sao os pilares, situados de maneira oblíqua, em relaçao ao eixo central do templo. As bôvedas da nave estao decoradas com frescos pintados em 1745, nos quais estao representados a apoteose celestial dos Santos Justo e Pastor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo presbitério, encontra-se um quadro realizado por Alejandro Ferrant em 1897, dedicado a Sao Miguel, retratado vencendo o diabo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cada lado do quadro, situam-se tribunas rococós e os medalhoes com os bustos de Cristo e da Virgem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe todas as imagens guardadas na igreja, destaca a do Cristo da Fé e do Perdao, que sai de procissao anualmente no Domingo de Ramos. A talha foi realizada por um dos maiores escultores espanhóis do séc. XVIII, Luís Salvador Carmona. A seus pés, vemos uma imagem igualmente bela de Maria Imaculada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o retábulo da Virgem da Asunçao, também realizado no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs vitrais sao contemporâneos, e durante os cultos podemos escutar melodias provenientes do órgao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAVale a pena visitar esta maravilhosa igreja, situada no centro histórico da cidade, na zona conhecida como Madrid dos Austrias, dinastia que ocupou o trono espanhol na Idade Média.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s