Igreja de San Andrés – Madrid

Localizada no Bairro da Latina, ao lado do Museu da Cidade, a Igreja de San Andrés é uma das mais primitivas paróquias de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo primeiro templo, existente já a finais do séc. XII, pouco se sabe. Foi frequentado por San Isidro e Santa Maria de la Cabeza, onde o santo foi enterrado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa época dos Reis Católicos, a igreja foi reformada no estilo gótico, abrindo-se uma passagem que comunicava o templo com o palácio que servia de residência aos monarcas, quando vinham à cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da canonizaçao do santo em 1622, e devido à simplicidade da construçao que acolhia seus restos mortais, decidiu-se em 1642 pela construçao de uma nova capela, digna do padroeiro da cidade. Foi convocado um concurso público para a obra, e o projeto escolhido pertencia ao arquiteto Pedro de la Torre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, as obras avançaram lentamente, e em 1657 a direçao das obras recai no arquiteto José de Villarreal. As relíquias de San Isidro sao depositadas na capela somente em 1699.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1936, no começo da Guerra Civil Espanhola, a capela foi incendiada, salvando-se apenas a estrutura exterior. Depois de um rigoroso processo de restauraçao, a partir de 1986 foi realizada uma reconstruçao exata do plano original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja possui uma suntuosa decoraçao, inspirada no Panteao Real do Monastério do Escorial, constituindo-se num dos maiores logros do barroco madrilenho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA decoraçao interior da Capela de San Isidro foi realizada com estucos, com uma rica policromia em que predominam as tonalidades dourada, rosa e cinza escuro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo altar maior, destaca um magnífico Cristo crucificado do séc. XVII. Abaixo, vemos uma das antigas portas, com um relevo que representa o milagre do poço, um dos mais famosos atribuídos a San Isidro (ver post dedicado à vida do santo, publicado em 19/4/2013).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizando, convém mencionar que, no séc. XVI, foi adossada à igreja a denominada Capela do Bispo. Por sua importância histórica e artística, será comentada num post à parte…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s