Berlanga Del Duero – Província de Sória

Este pequeno pueblo de aproximadamente mil habitantes situa-se ao sul da Província de Sória, na Comunidade de Castilla y León. Apesar de seu reduzido tamanho, possui um patrimônio histórico-artístico invejável. Sua antiguidade remonta à época romana, entao chamada Augusta Valerámica, em memória ao imperador Valério.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua importância histórica está relacionada à geografia, pois situa-se na denominada Linha do Duero, marco divisório entre as terras cristas e árabes durante toda a Idade Média, sendo saqueada e conquistada alternadamente por ambos os povos. O guerreiro árabe Almanzor conquista a cidade, e logo depois o rei Fernando I de Castilla-León a retoma para os cristaos. Em seguida, é novamente invadida e dominada pelos mouros, até que finalmente Alfonso VI reconquista definitivamente a vila, em 1080. O monarca cede as terras de Berlanga a El Cid, considerado o primeiro senhor da vila. No entanto, no período subsequente, entra em decadência, ficando praticamente abandonada. Somente em 1108, é colonizada pelo rei aragonês Alfonso I, em grande parte por judeus provenientes de Zaragoza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo religioso mais importante do pueblo é a Colegiata de Santa Maria del Mercado, construída em apenas 4 anos (1526/1530). Exemplo de arquitetura de transiçao do gótico ao renascimento, destaca por suas grandes dimensoes, dignas de capital do reino. No exterior, impoem-se seu aspecto maciço.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior, apreciamos o Retábulo Maior Barroco, esculpido no séc. XVIII, que contém uma imagem de Santa Maria del Mercado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outras fotos do interior, como o trascoro e as belas bôvedas góticas do teto da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm detalhe que chama a atençao é um enorme jacaré, colocado em um dos muros da igreja. O réptil foi trazido do continente americano pelo Frade Tomás de Berlanga (1487/1551), o filho ilustre da cidade, que foi nomeado bispo no Panamá no séc. XVI, e a quem se atribui a descoberta das Ilhas Galápagos. Tomás de Berlanga está sepultado na colegiata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma estátua do frade, situada em frente as ruínas do antigo Palácio dos Marqueses de Berlanga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe longe, avista-se a inconfundível silueta de seu imponente castelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA atual edificaçao pertence ao séc. XVI (1527), erguida sobre um anterior castelo cristao do séc. XII, que por sua vez, foi construído sobre uma primitiva fortaleza árabe do séc. X.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO castelo está cercado por muralhas românicas levantadas no séc. XII, durante a época de Alfonso I.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs árabes tinham uma especial estima pela vila, graças à posiçao estratégica de seu castelo. Desta época é o aqueduto situado ao lado da fortaleza, cujas ruínas vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO castelo possui uma planta retangular, composto por sólidos e grandes cubos em cada um de seus lados, simbolizando o caráter defensivo da fortaleza. A evoluçao da arquitetura militar dos castelos haviam transformado as torres retangulares do período alto-medieval em construçoes poliédricas que resistiam muito mais ao impacto da artilharía, até convertirem-se nas torres cilíndricas que compoem o castelo de Berlanga Del Duero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 respostas em “Berlanga Del Duero – Província de Sória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s