Ermita de San Baudélio – Província de Sória

Situada a escassos quilómetros de Berlanga del Duero, a Ermita de San Baudélio representa um monumento de excepcional envergadura, tanto por sua singular arquitetura, quanto pelo conjunto de pinturas murais românicas que acolhe em seu interior. A ermita foi construída a finais do séc. XI por artesaos mozárabes, o seja, por cristaos que viviam nos territórios ocupados pelos árabes. Sua construçao coincide com a época de consolidaçao definitiva dos reinos cristaos na regiao (1060). A simplicidade e austeridade de seu aspecto exterior é quebrada apenas pela porta, formada por um arco de ferradura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo exterior do ábside, encontra-se uma necrópole rupestre composta por mais de 20 tumbas antropomórficas, toscamente talhadas, datadas do séc. X.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo a tradiçao, uma pequena gruta existente no interior da ermita serviu de moradia a algum eremita. Em torno a ela, e ao manancial de água que brota de suas proximidades, desenvolveu-se a finais do séc. X um monastério que hipoteticamente esteve sob a advocaçao de San Baudélio, mártir francês do séc. IV. O interior da ermita está formado por apenas uma nave, que se conecta com um ábside quadrado. No centro, de uma grande coluna arrancam os arcos que sustentam a bôveda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo extremo da nave, abre-se uma tribuna cujo peso é suportado por um conjunto de arcos de ferradura, semelhante a uma pequena mesquita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA coluna de arcos permite o acesso à pequena cova eremítica, escavada na rocha (situada no fundo do lado esquerdo da foto abaixo).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas murais foram realizadas no séc. XII, e representam as mais antigas mostras de pintura românica no país. Surpreendem por sua beleza e porque combinam temáticas religiosas com elementos profanos. Por este motivo, foi apelidada de a “Capela Sixtina da Arte Mozárabe”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos pinturas que decoram o ábside, nas quais vemos uma imagem de San Baudélio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas do nível inferior se caracterizam por sua simplicidade e apresentam cenas profanas de caráter animalesco. Abaixo, vemos a figura de um camelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas superiores, no entanto, possuem uma maior riqueza cromática e por reproduzirem cenas mais complexas, sempre com a vida de Cristo como elemento condutor. Na foto que segue, vemos a figura de um guerreiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, em 1922, muitas de suas pinturas foram retiradas e vendidas, encontrando-se expostas atualmente em museus norte-americanos. A Ermita de San Baudélio é considerada como Monumento Nacional desde 1917.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s