Praça Espanha de Barcelona

Uma das mais movimentadas praças de Barcelona, a Praça de Espanha possui um formato circular, inspirado na Praça de Sao Pedro, no Vaticano. Tanto este conjunto monumental, quanto muitos dos principais edifícios que a rodeam, foram construídos para a Exposiçao Internacional que realizou-se na cidade, em 1929. Com 34 mil metros  quadrados, é a segunda maior com esta denominaçao do país, superada somente pela praça homônima de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa imagem acima, vemos uma panorâmica da praça, com destaque para as duas torres, denominadas Venezianas, pois foram construídas segundo o modelo das torres existentes na Praça de Sao Marcos, em Veneza. As torres foram erguidas graças ao projeto do arquiteto Ramon Reventós. Também vemos na foto, a antiga Praça de Touros Arenas, construída no estilo neomudéjar, pelo arquiteto August Font i Carreras. Com capacidade para 15 mil espectadores, converteu-se numa das melhores de toda Espanha. Inaugurada em 1900, substituiu a anterior, que havía ficado pequena, ante a popularidade que as touradas alcançaram na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil, a Praça de Touros transformou-se em quartel do exército republicano. A última tourada realizada ocorreu em 1977, e a partir de entao, decidiu-se adaptá-la ao uso comercial. Em 2011, inaugurou-se o Centro Comercial Las Arenas, em cuja parte superior podemos provar pratos típicos da Catalunha em seus inúmeros restaurantes, além de admirar a bela vista que oferece de toda a zona da Praça de Espanha.

DSC07408DSC07411Do outro lado da praça, vemos o Mnac, o Museu Nacional de Arte da Catalunha, cuja sede principal encontra-se no Palácio Nacional, situado na Montanha de Montjuic.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe estilo eclético, combina elementos clássicos, renascentistas e barrocos, e possui uma das melhores coleçoes de Arte Românica de todo o mundo.

DSC07373OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro Centro Cultural relevante, situado nas proximidades, é a Fundaçao “La Caixa”, que oferece excelentes exposiçoes temporais durante todo o ano. Está sediada num edifício modernista, construído entre 1909/1912 pelo arquiteto Puig i Cadafalch. O projeto foi realizado para o industrial Casimir Casaramona, que no espaço instalou sua enorme fábrica. Por este motivo, se conhece também pelo nome de Casa Casaramona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa construçao, destacam as duas grandes torres utilizadas antigamente como depósitos de água, uma medida adotada contra a propagaçao de incêndios. A fábrica nao possuía chaminés, pois utilizava energia elétrica, contribuindo para a sensaçao de limpeza que se observava no local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construçao de visita imprescindível é o Pavilhao de Mies Van Der Rohe. Também construído para a Expo de 1929, é considerado um dos marcos da arquitetura moderna.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizada a exposiçao em 1930, o pavilhao foi desmontado e ficou desaparecido durante mais de 50 anos. Entre 1983/1986, a prefeitura de Barcelona reconstruiu o pavilhao no mesmo local de origem. Os principais materiais utilizados por Mies foram o vidro, que ocupa um grande espaço de sua superfície total, a pedra, além de colunas de aço com uma alta concentraçao de chumbo. Nas paredes e no solo utilizou diferentes tipos de mármore.

DSC07393Atualmente, a casa pertence à Fundaçao Mies Van Der Rohe, uma entidade pública que objetiva o estudo e a preservaçao da arquitetura modernista e contemporânea.

DSC07401Na foto acima, vemos a chamada Cadeira Barcelona, um expoente da história do desenho industrial do séc. XX, projetada por Mies. Este arquiteto alemao é considerado um dos arquitetos mais influentes do século, no mesmo nível de Le Corbusier e Frank LLoyd Wright. Foi, durante algum tempo, professor da famosa escola de arquitetura, a Bauhaus, e um dos criadores do International Style, estilo que se caracteriza pelo racionalismmo, a utilizaçao geométrica do espaço e a sofisticaçao.DSC07395

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s