As Muralhas de Madrid

Como toda cidade européia de origem medieval, Madrid estava cercada por um recinto de muralhas. Na verdade, nao apenas por uma delas, e sim por várias, ao longo de sua história. No post publicado em 27/02/2013, referente às “Portas Monumentais de Madrid”, comentamos um pouco a respeito delas. Vimos que Madrid já possuía um sistema defensivo em sua época fundacional, entao sob ocupaçao árabe, no séc. IX, quando se chamava Mayrit. Durante o período cristao, foi construída uma nova muralha, no séc. XII, sobre a primitiva base da muralha árabe. Já no séc. XV, para conter a peste que assolou a cidade, foi erguida a denominada Cerca del Arrabal, e nos séculos subsequentes, os reis Felipe II e Felipe IV ordenaram construir novas cercas ao redor da capital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto acima, vemos uma maquete que reproduz a primitiva muralha árabe, no núcleo central, e as ampliaçoes realizadas pelos reis cristaos. Poucos sao os restos das muralhas sobreviventes que se podem contemplar atualmente pela cidade, a maioria em um estado degradado, e sem soluçao de continuidade. No entanto, existem partes das muralhas que se podem ver nos locais mais curiosos possíveis. Por exemplo, durante a remodelaçao da Praça do Oriente, no final do séc. XX, foram descobertas as ruínas de uma atalaia árabe, do séc. IX. Denominada de Torre dos Ossos, por sua proximidade com um antigo cemitério islâmico chamado de Huesa del Raf, pode ser contemplada no subsolo do estacionamento existente na mencionada praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre possuía uma funçao de vigilância, e com a conquista de Madrid por Alfonso VI de Castilla em 1083, foi incorporada à muralha crista, que os castelhanos levantaram como uma ampliaçao da primeira construçao defensiva árabe, já durante o reinado de Alfonso VII, no séc. XII. Esta muralha tinha um perímetro tres vezes maior que a muralha árabe, estando composta por 4 portas de acesso, uma das quais denominada Porta Cerrada, cuja placa comemorativa vemos abaixo, situada em sua localizaçao original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABem próximo à Porta Cerrada, na Calle de los Mancebos, se conserva uma parte bastante deteriorada da muralha crista, protegida por um portao de ferro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Praça de Isabel II, no subsolo de uma rede de restaurantes, vemos outra parte da antiga muralha crista, curiosamente situada ao lado dos banheiros do estabelecimento comercial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Bairro da Latina, uma das zonas mais antigas da cidade, fazia parte da linha defensiva da muralha crista, e nele encontramos alguns restos. Na conhecida Calle da Cava Baja, uma das principais no que se refere à oferta gastronômica da cidade, estao preservadas um conjunto de 12m da muralha, protegida por um solo de cristal que atualmente serve como uma bodega de vinhos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local é um restaurante histórico do bairro, chamado de Posada León de Oro, e nao deixa de ser peculiar fazer uma refeiçao sob os restos de uma muralha medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado, outro restaurante, denominado Posada del Dragón, também conserva ruínas da muralha, em condiçoes similares. Convém relembrar que as posadas (em português, pousadas), acolhiam os antigos mercadeiros que chegavam a Madrid para vender seus produtos no mercado, durante a Idade Média (ver post sobre o bairro, publicado em 18/04/2013).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da Igreja de San Andrés, situa-se a Praça dos Carros, onde antigamente se alugavam carroças para o transporte de pessoas e mercadorias. Nela, localiza-se o bar Aroca Siglo XI, que conserva uma parte da muralha de 6.40m de extensao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem na cidade outros locais onde se conservam restos das muralhas. No entanto, sao edifícios residenciais privados, nao estando abertos à visitaçao pública.

Anúncios

Uma resposta em “As Muralhas de Madrid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s