Escola de Engenharia de Minas – Madrid

Como complemento a visita ao Museu Geomineiro, podemos conhecer a Escola Superior de Engenharia de Minas, situada bem ao lado do museu, um centro docente pertencente à Universidade Politécnica de Madrid, e que oferece cursos de graduaçao e pos-graduaçao, na área de Engenharia de Minas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta carreira acadêmica foi instaurada na Espanha em 1777, durante o reinado de Carlos III, com a criaçao da Escola de Minas, entao situada em Almadén, Província de Ciudad Real. Em 1835, a escola foi levada à Madrid, e em 1893, adquiriu uma sede própria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi projetado por Ricardo Velázquez Bosco, um arquiteto dotado de um estilo muito pessoal. Entre outras obras, foi o responsável pelos Palácios de Velázquez e de Cristal, ambos localizados no Parque do Retiro. Profissionalmente, sempre contou com o auxílio de grandes artistas, como ceramistas, escultores, pintores, que lhe ajudaram  no caráter singular de suas construçoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das principais carcterísticas de suas realizaçoes é o emprego das chamadas Artes Decorativas, tanto no exterior, quanto no interior dos edifícios. Os materiais utilizados, como ferro, madeira, pedra e vidro sao combinados harmonicamente, oferecendo uma bela imagem do conjunto. No exterior da Escola de Minas, por ex., destacam os murais das fachadas laterais, com cenas alegóricas dedicadas à mineralogia, metalurgia e paleontollogia, realizadas por Daniel Zuloaga e Alfonso Romero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs quatro torres, situadas em cada esquina da construçao, foram colocadas no início do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPouco depois, em 1916, foi instalado um belo portao de ferro forjado, que delimita toda a área da instituiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior está organizado ao redor de um pátio central, composto por dois níveis, e coberto por um teto de vidro e estrutura metálica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos alguns detalhes decorativos que adornam o pátio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício acolhe uma biblioteca histórica, um Museu de Mineralogia e Fósseis, bem como uma exposiçao dedicada aos campos de atuaçao da instituiçao. Entre as peças expostas, destaca uma maquete de uma plataforma petrolífera da Repsol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício, característico da arquitetura de princípio do séc. XX, e um referência na obra do destacado arquiteto, foi declarado Monumento Histórico-Artístico em 1985.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s