Românico em Zamora

A cidade de Zamora (Castilla y León), conserva cerca de 20 igrejas, em parte ou totalmente, do estilo original românico. Este elevado número de templos a converte na localidade com a maior concentraçao de monumentos existentes deste estilo, nao só no país, como em toda a Europa. Na Espanha, somente Segóvia pode comparar-se a Zamora neste aspecto. A criaçao da diocese de Zamora está documentada desde o séc. IX, e a belíssima Catedral Românica é seu monumento religioso principal (post publicado em 4/04/2002). Nest post, e no próximo, veremos outras de suas construçoes românicas, todas elas de caráter religioso, pois da arquitetura civil dos séc. XI, XII e XIII, nada sobreviveu à passagem do tempo.

A Igreja da Magdalena é uma das mais belas do românico zamorano. Praticamente sem excessivas modificaçoes que lhe alterassem seu aspecto original, o templo pertenceu à Ordem de San Juan, que recebeu os bens da conhecida Ordem Templária, depois de sua extinçao. Por este motivo, se especula que a igreja pode ter sido criada pela ordem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo está formado por uma maravilhosa portada, composta por arquivoltas decoradas com motivos geométricos, e em seus capitéis vemos figuras fantásticas, típicas da escultura românica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da catedral, a Igreja de San Ildelfonso é a que possui o maior grau da hierarquia eclesiástica, na cidade. Seu grande volume externo faz com que o templo se sobressaia do resto dos edifícios circundantes. Guarda em seu interior relíquias de San Ildelfonso, a cuja história está ligada depois da descoberta do corpo do santo toledano no local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja sofreu inúmeras reformas, e de sua origem românica se conserva pouco de sua estrutura, como a parte inferior da torre. A portada é barroca e, no exterior, destaca os enormes arbotantes, que sustentam os grossos muros do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Esteban conserva em sua parte externa o aspecto primitivo, de finais do séc. XII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuase oculta pelas casas ao seu redor, a Igreja de San Vicente sofreu várias intervençoes que alteraram sua estrutura. Porém, sua magistral torre campanário de 6 níveis é inteiramente românica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior foi totalmente modificado, uniformizando o anterior espaço de 3 naves, por uma grande nave em época posterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIniciada no séc. XII e finalizada no século seguinte, a Igreja de Santiago del Burgo recebeu influências arquitetônicas do incipiente estilo gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um dos capitéis decorados do interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Tomé, construída aproximadamente no ano 1100 dC, conservam o ábside original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuito antiga, a Igreja de San Isidoro foi erguida para celebrar o passo, pela cidade, das relíquias de San Isidoro, trazida desde Sevilha com destino à León, em 1060. No entanto, parece que o templo atual é de finais do séc. XII. Interessante o ábside reto, apesar das modificaçoes sofridas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com a Igreja de Santa Maria La Nueva, que apresenta os vestígios mais arcaicos da cidade, já que em sua portada vemos a um arco de ferradura, típico da época moçárabe. Supoe-se que o templo seja de finais do séc. XI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, uma imagem dos ábsides românicos da igreja. Observamos as colunas, que atuam como contrafortes, e as típicas janelas formadas por arcos semicirculares (arco de meio ponto), característicos do estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s