Logroño – Capital da Rioja

Localizada ao norte da Península ibérica, a Comunidade da Rioja está delimitada pelas comunidades de Castilla-León, Navarra, Aragón e o País Vasco. Sua capital, Logroño, é uma cidade com um perfeito equilíbrio entre tradiçao e modernidade. Com aprox. 150 mil habitantes, concentra a metade de toda a populaçao da comunidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABanhada pelo Rio Ebro, historicamente a cidade sempre constituiu um local de passagem, um entroncamento de caminhos, e uma terra de fronteiras disputada pelos antigos reinos que formavam a península na Idade Média.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA origem de seu nome relaciona-se com a palavra celta Gronio, que significa Vau, pois a localidade era um lugar preferente para a travessia do rio. Uma de suas primeiras referências documentais corresponde a um trágico incidente, ocorrido em 1092, quando a cidade foi arrasada por El Cid Campeador. Sua restauraçao foi promovida pelo rei Alfonso VI, que concedeu o foro a vila em 1095.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de entao, Logroño alcançou grande poder, graças aos privilégios outorgados por distintos monarcas. De transcendental importância para o desenvolvimento da cidade foi a decisao do rei Sancho de Navarra de incluir a cidade na rota do Caminho de Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a capital riojana goza de excelente qualidade de vida e uma das mais altas rendas per capita de todo o país.  É conhecida pela animada vida noturna, sua rica e elaborada gastronomia e seu belo centro histórico, que deve ser percorrido a pé. Dessa forma, descubriremos seus inúmeros pontos de interesse, já que a maior parte do centro está habilitada para os pedestres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Puerta del Revellín constitui o único resto conservado das fortificaçoes que possuiu a cidade na Idade Média. A mais importante delas foi realizada no séc. XVI, depois que a cidade resistiu ao assédio francês em 1521. A partir da segunda metade do mencionado século, a defesa da urbe deixou de ser uma prioridade, causando a deterioraçao das muralhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Rio Ebro, considerado o curso fluvial mais caudaloso do país, pode ser atravessado em vários pontos da cidade. A Ponte de Ferro é a mais antiga de todas, construída em 1882.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ponte de Pedra é uma estrutura construída em 1884, substituindo uma anterior, derrubada em 1871. É conhecida também pelo nome de Ponte de San Juan Ortega, uma referência a antiga capela existente na margem esquerda do rio, em honra ao santo que se atribui a construçao de uma ponte primitiva, no séc. XII. Um dos símbolos da cidade, por ela chegam os peregrinos que realizam o Caminho de Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da ponte, podemos contemplar um belo parque, o chamado Paseo del Pozo Cubillas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o denominado Paseo del Espolón é uma popular área verde situada em pleno centro financeiro da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da praça, vemos o monumento ao General Espartero (1793/1879), inaugurado em 1895. Este personagem  histórico viveu parte de sua vida em Logroño e nela faleceu, e teve um papel destacado no desenlace da primeira Guerra Carlista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO General Espartero viveu num palácio barroco construído em 1752, até sua morte em 1879. O edifício foi catalogado em 1962 como Monumento Histórico Artístico, e atualmente é a sede do Museu da Rioja. Nele, podemos admirar sua coleçao pictórica e escultórica, que compreende o período entre os séculos XII e XIX. De especial relevância sao as Tablas de San Millán, partes de um retábulo gótico (séc. XIV) originário do Monastério de San Millán de Suso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém deste museu, a cidade oferece uma grande oferta cultural, representada por exposiçoes diversas, algumas delas apresentadas em edifícios reabilitados para tal fim, como uma antiga fábrica de tabacos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAInaugurado em 1880, e considerado um dos mais importantes do país, o Teatro Bretón de los Herreros presta uma homenagem ao escritor, dramaturgo e poeta riojano (1796/1873). Em 1979, o teatro foi vítima de um espetacular incêndio, sendo reconstruído a partir de 1986 e reinaugurado quatro anos depois.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA arquitetura contemporânea está representada pelo edifício da prefeitura, construído sobre um antigo quartel de grandes dimensoes. Projetado pelo arquiteto vencedor do Premio Priteker em 1996, Rafael Moneo (nascido em Tudela, em 1937), a obra foi realizada entre 1973/1980, estando, desde entao, presente nos mais célebres manuais deste estilo arquitetônico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas de suas ruas estao protegidas por galerias, como as que vemos na cêntrica Calle de los Portales.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeguiremos com a matéria sobre esta encantadora cidade no próximo post…nao percam !!!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s