Laguardia – País Vasco

Hoje vamos conhecer um dos pueblos mais belos de todo o território espanhol. Chama-se Laguardia, e está localizado próximo a Logroño, concretamente ao sul do País Vasco, na Província de Álava. Esta regiao, produtora de excelentes vinhos, é conhecida também pelo nome de Rioja Alavesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALaguardia nasceu como uma localidade militar, com a construçao de um castelo erguido no séc. X, cuja finalidade era a guarda e defesa do entao Reino de Navarra, acossada por cristaos e muçulmanos. Em muitas ocasioes, a fortaleza serviu como residência real dos soberanos navarros, e permaneceu de pé até 1875, quando foi derrubado. O povoado situa-se numa zona elevada, estando cercado por uma muralha levantada no séc. XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntes de conhecer o centro da vila, é possível percorrer o perímetro da muralha, com excelentes vistas da regiao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO foro do pueblo foi concedido em 1164 pelo rei Sancho “El Sábio” de Navarra. Em suas proximidades, foram descobertos restos arqueológicos que demonstram a presença humana desde épocas remotas, como monumentos funerários datados de 3.000aC, situados no Povoado de La Hoya. O exterior das muralhas nos reserva locais de intensa beleza, como o Paseo del Collado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstao conservadas 5 portas de acesso ao interior desta vila medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma delas é a monumental Porta de San Juan.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado desta magnífica porta, vemos a Igreja de San Juan, inicialmente construída no estilo românico e finalizada no período gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo representa um protótipo da denominada Igreja-Fortaleza. Sua torre gótica foi uma das portas da muralha, sendo reformada no séc. XVI, para servir como campanário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeus murros estao decorados com pequenas esculturas denominadas de canecillos, representando uma excelente amostra do Bestiário Medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPercorrer a pé as ruas do pueblo é um convite a respirar sua atmosfera medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom um pouco de sorte, podemos visualizar o interior de suas casas de pedra, ocultando cuidados jardins.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Plaza del Gaitero é um ótimo local para descansar e contemplar a magia do pueblo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela, estao expostas um conjunto de esculturas denominadas “Viajeros”, do artista Koko Rico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, continuaremos a visita pelo pueblo de Laguardia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s