Modernismo em Barcelona – Segunda Parte

O Modernismo Catalao desenvolveu-se durante um período de cerca de 50 anos, entre 1880 e 1930, deixando na capital Barcelona mais de uma centena de edifícios que integram a Rota Modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar do nome, considera-se que o estilo seja uma variante catala do Art Noveau. Consequência da Revoluçao Industrial surgida na Inglaterra no séc. XIX, o modernismo catalo desprezou, porém, o estilo pouco atraente da arquitetura industrial da primeira metade  deste século. Desta forma, incorporou conceitos inspirados na natureza, como podemos observar nos materiais empregados, nas formas dos edifícios e na decoraçao de suas fachadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ considerado também um estilo urbano e burguês, associado ao grande desenvolvimento da cidade durante o período em que o modernismo tomou forma. Através dele, a burguesia satisfez sua ânsia de modernizaçao, expressou sua identidade catala, além de manifestar sua riqueza e distinçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo post de hoje, veremos alguns edifícios emblemáticos do estilo e que, no entanto, sao desconhecidos para a grande maioria dos turistas que visitam Barcelona. Dois deles situam-se em plena Avenida Diagonal, onde também localizam-se a Casa de les Punxes (post publicado em 15/3/2013) e o Palácio do Barao de Quadras (publicado em 7/3/2013). A Casa Pérez Samanillo recebeu este nome do rico proprietário que nela residiu, e que encarregou ao arquiteto Joan Josep Hervàs y Arizmendi a elaboraçao de seu projeto em 1910.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício caracteriza-se por um modernismo de influências francesas e uma atmosfera neogótica. Possui uma curiosa janela ovalada, através da qual podemos ver, desde o exterior, o local onde a família residente realizavam suas refeiçoes. Por este motivo, a janela ficou conhecida pelo apelido de “A Peixeira da cidade”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a denominada Casa Sayrach é um imponente e elegante edifício, construído em 1918 pelo arquiteto e escritor Manuel Sayrach. É uma das últimas obras modernistas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua beleza radica na utilizaçao das formas curvas, indicando uma clara influência de Antoni Gaudi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada em pleno Eixample, a Casa Granell é um exemplo de edifício modernista dedicado às classes trabalhadoras. O projeto foi realizado pelo arquiteto Jeroni Granell i Manresa, que realizou uma fachada carcterizada pela simplicidade das formas e decorada com motivos florais, entre 1901/1903.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada no Paseo de Sant Joan, a Casa Macaya foi realizada em 1901 pelo arquiteto Puig i Cadafalch, e atualmente é uma propriedade da “Caixa”, uma instituiçao financeira que utiliza o imóvel como centro de exposiçoes artísticas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua fachada branca apresenta uma decoraçao em pedra realizada pelos colaboradores habituais do arquiteto, Eusebi Arnau e Alfons Jujol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior está formado por um grande vestíbulo decorado com azulejos, cuja belíssima escada sobressai por sua ornamentaçao em pedra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi catalogado como Bem de Interesse Nacional em 1976.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a elaborada porta, característica do modernismo catalao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, veremos outros edifícios que compoem a Rota Modernista, cujos folhetos podem ser adquiridos gratuitamente nas oficinas de Turismo espalhadas pela cidade.

obs: o post introdutório sobre o Modernismo em Barcelona foi publicado em 4/4/2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s