Modernismo em Barcelona – Parte 4

Dando sequência a série de posts sobre o modernismo na cidade de Barcelona, hoje veremos outros emblemáticos edifícios que enriquecem de originalidade a capital da Catalunha. Na denominada Gran Via das Cortes Catalas, por ex., podemos contemplar alguns deles. A Casa de Lactancia, como o nome indica, funcionou até 1980 como hospital maternidade, e atualmente acolhe uma residência para idosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua bela fachada azul foi projetada em 1908 pelos arquitetos Antoni Falguera i Sivilla e Pere Falqués i Urpi, e em sua parte superior observamos um relevo em pedra representativo de sua antiga funçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe reminiscências góticas, a Casa Golferich foi construída em 1901, fruto do capricho de seu proprietário, Macari Golferichs, que nela residiu até a eclosao da Guerra Civil Espanhola. O projeto do edifício se deve ao arquiteto Joan Rubió i Bellver. Durante a guerra, a casa foi confiscada por uma milícia libertadora, que desejava criar no local uma universidade popular. Porém, uma vez finalizada a contenda, foi utilizada como escola religiosa e desde 1989 funciona como um centro cívico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa Gerônimo Granell, que leva o nome de seu arquiteto, foi totalmente restaurada em 2004, ressaltando os elementos originais da época de sua construçao, em 1902. Abaixo, vemos o belo portal do imóvel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros exemplares modernistas podem ser encontrados na Calle Valencia, também localizada no centro da cidade. A chamada Casa Jaume Forn foi igualmente projetada por Gerônimo Granell.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa Josefa Villanueva foi concebida como um conjunto de edifícios caracterizados por sua simetria. No entanto, ficou desfigurada ao eliminar-se uma das tribunas existentes em sua fachada. O projeto foi destinado ao arquiteto Juli M. Fossas em 1904 e a obra foi finalizada em 1909.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com a Casa Santurce, obra do arquiteto Miguel Madorell i Rius, que a projetou entre 1902/1905. È conhecida também como Casa Pau Ubarri, conde de San José de Santurce, um importante industrial ferroviário que enriqueceu com seus negócios no continente americano. A fachada está composta por duas belas tribunas poligonais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s