Modernismo em Barcelona – Parte 5

Finalizamos esta série de publicaçoes sobre o Modernismo em Barcelona na Calle Mallorca, situada em pleno Eixample, que concentra alguns edifícios relevantes do estilo. A Casa Vallet i Xiró, por ex., foi construída em 1913, sendo considerada um projeto da fase final do modernismo, realizado pelo arquiteto Josep M. Barenys i Gambús.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesenhada pelo famoso arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner entre 1895/1898, a Casa Thomas pertenceu ao industrial Josep Thomas. Sua fachada apresenta signos neogóticos, e sua restauraçao, realizada em 1980, recebeu o prêmio nacional do mesmo ano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, a fachada está formada por duas torres assimétricas e um grande arco em sua planta inferior totalmente acristalada, sendo considerado um dos primeiros edifícios em utilizar o cristal para cobrir grandes espaços.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente sede da Delegaçao do Governo em Catalunha, o Palácio Montaner foi projetado em 1889 pelo arquiteto Josep Domènech i Estapà, um encargo do proprietário do edifício, Ramón Montaner, que era um dos sócios da Editorial Montana i Simón. Porém, iniciada as obras, surgiram conflitos entre ambos, ocasionando a ruptura do contrato. A edificaçao das obras recaiu, entao, ao arquiteto Lluís Domènech i Montaner, sobrinho do proprietário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO insigne arquiteto já havia realizado outra obra para seu tio em 1885, e que atualmente sedia a Fundaçao Tapiés, que acolhe a obra do artista catalao, e também catalogado como integrante da arquitetura modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAToda a parte superior do Palácio Montaner está decorado com mosaicos vidriados, representando a invençao da Impressao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara que a decoraçao fosse feita, o arquiteto Lluís Domènech recebeu a colaboraçao do artista Antoni M. Gallissà, que já havía trabalhado com ele na elaboraçao do atual Museu de Zoologia, situado no Parque da Ciudadela, cuja imagem vemos abaixo.

DSC00939Esta série de posts tinha como objetivo principal o conhecimento e a amplitude que abarca o Modernismo de Barcelona, que engloba uma grande quantidade de edifícios, que normalmente nao sao tratados nos guias turísticos tradicionais, e que merecem ser admirados, por sua originalidade e beleza arquitetônica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s