Breve História do Teatro Espanhol – Parte 2

O séc. XVIII esteve marcado, por primeira vez, pela intervençao do estado na orientaçao teatral do país, sob o influxo dos ideais da Ilustraçao. Com a chegada do Romanticismo, o Teatro Espanhol coincide com o alemao e o francês no seu desejo pela transgressao, combinando o trágico e o cômico e dando especial atençao à temática amorosa. Neste período, os atores sentem a necessidade de renovar as técnicas de interpretaçao, objetivo alcançado com a criaçao, em 1830, do Real Conservatório de Música. Abaixo, vemos o Teatro Espanhol, um dos mais belos e antigos de Madrid, inaugurado em 1802. No mesmo local, existiu o Corral del Príncipe, que foi palco, desde 1583 , das grandes peças realizadas no Século de Ouro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada no estilo neoclássico foi projetada pelo arquiteto Juan de Villanueva, repleta de pilastras e medalhoes nos quais estao gravados os nomes dos grandes dramaturgos espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. XIX, se produz em toda a Europa uma renovaçao da arte dramática, graças ao surgimento de autores como Stanilavski, Chekov e Pirandello. O teatro torna-se, entao, uma forma de entretenimento para o público burguês, que assiste assiduamente às representaçoes. No princípio do séc. XX, desenvolve-se outra tendência na dramaturgia, agora de caráter popular. Apesar dos interesses comerciais, aparecem vários autores vanguardistas, que criaram um teatro inovador, crítico e original, como é o caso de Valle-Inclán e Garcia Lorca. Abaixo, vemos uma estátua deste último, em pleno Bairro das Letras de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto que segue, o apartamento onde viveu o autor e uma placa que enaltece o fato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACom a chegada do franquismo, os dramaturgos se enfrentaram a uma terrível censura, impossibilitando uma visao crítica da realidade. Nos anos 60, surge um grupo de autores adeptos do experimentalismo, como Fernando Arrabal, autor de algumas das obras mais representativas do Teatro Europeu do século XX. Com a volta da democracia, o teatro mais uma vez renova-se. Porém, a ênfase na revitalizaçao dos textos clássicos provocou uma crise na produçao de novas e originais peças. Atualmente, em consonância com a tendência internacional, formaram-se grupos que possuem uma visao do teatro como espetáculo total, nao exclusivamente textual, incluindo nas obras outras formas de expressao, como a fotografia, a pintura e a arquitetura. Abaixo, vemos o Novo Teatro Alcalá, um espaço vanguardista que oferece uma programaçao vinculada ao teatro contemporâneo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, veremos os principais teatros da cidade de Madrid, espero que vocês gostem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s