Teatro da Zarzuela -Madrid

A Zarzuela é uma forma de música teatral composta por partes instrumentais, vocais (solos, duetos, coros) e partes faladas. Seu nome procede do Palácio da Zarzuela, um pavilhao de caça próximo à Madrid, onde se encontrava o teatro que acolheu as primeiras representaçoes do gênero, e atualmente é a residência da família real espanhola. Parece que os primeiros aportadores deste teatro musical foram Lope de Vega e Calderón de la Barca, este o responsável por adotar a denominaçao Zarzuela numa obra intitulada “O Golfo de las Sirenas” (1657).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO gênero foi cultivado em vários países latino-americanso, como Cuba, México, Venezuela e Argentina. Nos anos 50 do séc. XIX, os principais promotores da Zarzuela decidiram oferecer ao público um local moderno e confortável para as apresentaçoes da música lírica espanhola, em pleno centro de Madrid. Dessa forma, nasceu o Teatro da Zarzuela, inaugurado em 1856.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1909 o local foi destruído por um incêndio, sendo reconstruído e reinaugurado em 1914. Em 1956, foi novamente reformado, quando passou a ser propriedade da Sociedade Geral de Autores de Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPosteriormente, passou a ser dirigido pelo estado e em 1984 o Ministério da Cultura, a falta de outro teatro operístico na cidade, ampliou sua oferta de atividades, incluindo a dança e o flamenco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de sua catalogaçao em 1984 como Monumento Nacional, foi mais uma vez reabilitado, recuperando boa parte de sua estrutura e formas originais. A partir de entao, o Teatro da Zarzuela está destinado exclusivamente à Lírica Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s