Teatros Modernistas – Madrid

No post de hoje, veremos dois exemplos de teatros construídos no estilo modernista. Ambos estao situados em Madrid, e foram projetados pelo mesmo arquiteto, José Espeliú (1874/1928), responsável também pelo projeto construtivo da Praça de Touros de Las Ventas (publicado em 21/5/2012). O primeiro que vamos ver é o Teatro Reina Victória, localizado bem próximo à Porta do Sol. Inaugurado em 1916, contou com a presença do rei Alfonso XIII e da rainha Victória Eugenia, que assistiram a peça “El capricho de las damas”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada do teatro é uma das mais singulares da cidade, composta por vidreiras e mosaicos, características inspiradoras do estilo neomudéjar, tao valorizadas pelo arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de que em sua primeira etapa produziu numerosos espetáculos musicais, acabou por especializar-se em comédias, gênero que permanece cultivando atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituado no bairro de Chueca, o Teatro Infanta Isabel foi inaugurado em 1907, estando considerado como um dos mais antigos da capital. Inicialmente, recebeu a denominaçao de Cinema Nacional, e poucos meses depois transformou-se no Petit Palais, alternando projeçoes cinematográficas com espetáculos de variedades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalmente, em 1913, recebeu seu nome atual e nao só na fachada, como também na entrada, podemos contemplar os elementos utilizados no projeto original de Espeliú.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s