Teatro Maria Guerrero – Madrid

Pertencente ao Ministério da Cultura de Espanha, o Teatro Maria Guerrero é a sede do Centro Dramático Nacional. Impulsionado pelo Marquês de Monastério, Alfonso Osorio de Moscoso (1857/1901), que ordenou a construçao do edifício, o teatro foi inaugurado em 1885, com o nome de Teatro de la Princesa. O acontecimento contou com a presença da rainha Maria Cristina e a destronada Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO objetivo do marquês foi criar um local seleto, no qual nao havia localidades baratas. Desde finais do séc. XIX, começou a destacar no palco a figura da atriz Maria Guerrero, que entao possuía a licença de exploraçao do Teatro Espanhol, propriedade da prefeitura de Madrid. No entanto, seus compromissos artísticos na América Latina dificultavam suas obrigaçoes junto às autoridades municipais. O problema, cada vez maior, solucionou-se quando o marido de Maria Guerrero decidiu adquirir o Teatro de la Princesa em 1908, convertendo-o no centro de interpretaçao da atriz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta época, sao encenadas obras de Jacinto Benavente, Valle-Inclán, etc. As dificuldades econômicas do casal aumentaram com a construçao do Teatro Cervantes, em Buenos Aires. Como consequência, tiveram que mudar-se para a parte superior do teatro, onde permanecerao até o falecimento de María Guerrero em 1928.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO imóvel foi, entao, comprado pelo estado espanhol, que muda o nome do teatro, em homenagem à atriz. O início da Guerra Civil em 1936 provocou seu fechamento, sendo reaberto somente em 1940, sob a denominaçao de Teatro Nacional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1996, foi declarado Bem de Interesse Cultural, e em 2000 e 2003 foram realizadas obras que lhe devolveram seu aspecto original, segundo o projeto do arquiteto construtor do teatro, Agustín Ortiz de Villajos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s