Teatro Real – Madrid

O Teatro da Ópera de Madrid é considerado um dos mais importantes, nao só da Espanha, como de toda a Europa. Em suas representaçoes, destaca habitualmente a presença da Família Real. Sua fachada principal está situada na Praça do Oriente, em frente ao Palácio Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO rei Fernando VII promoveu a construçao do teatro, incluído no projeto de remodelaçao da Praça do Oriente. Para tanto, ordenou a demoliçao do antigo Teatro de los Caños del Peral. O projeto foi realizado pelo arquiteto Antonio López Aguado, que desenhou um edifício de planta hexagonal irregular, com duas fachadas, uma para a mencionada praça acima e outra, de menor impacto, para a Praça de Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs dificuldades financeiras da casa real impediram que as obras fossem iniciadas antes de 1830. Com a morte do arquiteto encarregado, o projeto foi assumido por Custodio Teodoro Moreno. Com a chegada ao trono da rainha Isabel II, uma ordem real promulgada em maio de 1850, exigiu a finalizaçao das obras dentro de um prazo de 6 meses. Dessa forma, o teatro foi inaugurado em novembro de 1850, com a ópera “La Favorita”, de G.Donizetti. Abaixo, vemos a fachada da Praça de Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm suas primeiras temporadas, representaram suas obras, entre outros, Rossini e Verdi, que se converteu no compositor favorito do público madrilenho, principalmente depois da estréia de sua ópera “La Forza del Destino” em 1863, um acontecimento social que marcou época. Os anos de esplendor do teatro verificaram-se no último quarto do séc. XIX. No início do séc. XX,  foram destaque as apresentaçoes dos grandes cantores espanhóis, embora os repertórios eram dominados pelas óperas de Puccini e Wagner.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre os concertos históricos  de música clássica, cabe mencionar o realizado em 1908 pela Filarmônica de Berlin, na época dirigida por Richard Strauss. A partir de entao, o teatro sofreu um enorme declínio, devido às crises econômicas e políticas que sacudiram o continente. No entanto, seu prestígio foi temporalmente resgatado com as míticas apresentaçoes de  Nijinsky em 1917, e Igor Stravinsky em 1921, ambas realizadas com o Ballet Russo de Sergei Diagilev.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1925, o teatro foi fechado por decreto real, pois poderia demolir-se devido a inestabildade de sua construçao, agravada pelas obras do metro que se realizavam em suas imediaçoes. Depois da Guerra Civil, decidiu-se por sua reabilitaçao como sala de concertos e para servir de sede a Orquestra Nacional, fato que acabou sucedendo somente em 1966. Desde esta data, até 1988, foi a única sala de concertos da cidade, na qual se apresentavam tanto a Orquestra Nacional, como a recém criada Orquestra Sinfônica da RTVE (Rádio e Televisao Espanhola).

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante este período, atuaram as principais orquestras do mundo (Viena, Berlin, Leningrado, Chicago, etc) e seus grandes diretores (Karajan, Bernstein, Claudio Abbado, etc). Entre 1991 e 1997, o teatro foi reformado para sua reconversao em uma sala de ópera.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO espaço cênico original foi reaproveitado e instalou-se uma complexa e moderna estrutura que permite o movimento vertical de 18 plataformas a partir do solo. Abaixo, vemos umas imagens que nos proporciona uma idéia da complexidade da estrutura, que possibilita a mudança de decorados e cenas de forma quase instantânea.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa sala principal, foi mantida o estilo italiano original, bem como sua decoraçao, ambos inspiradas no grandes teatros europeus, como o Scala de Milao. Abaixo, vemos o camarote real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento de destaque da sala principal é seu enorme e belo lustre, fabricado na famosa fábrica de vidros da Granja de San Ildelfonso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, continuaremos com a visita pelo Teatro Real…nao percam !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s