Teatros de Madrid

Neste último post sobre os Teatros de Madrid, veremos outros centros de difusao da atividade teatral na capital espanhola. Antes, porém, cabe mencionar que no período do Século de Ouro, existiam locais na cidade conhecidos como Mentideros, onde as pessoas se reuniam para conversar e discutir temas diversos. Um dos mais famosos da época era o dos Representantes, situado no Bairro das Letras, frequentado por aqueles que viviam do teatro (atores e representantes), além de literatos e entusiastas do mundo artístico. Uma placa celebra sua existência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém localizado neste bairro de grande tradiçao teatral, o Teatro das Comédias encontra-se na Calle del Príncipe. Construído no último quarto do séc. XIX pelo arquiteto Agustín Ortiz Villagos (também responsável pelo projeto do Teatro Maria Guerrero), foi inaugurado em 1875, com a presença do rei Alfonso XII. Desde finais do séc. XX, tornou-se a sede da Cia Nacional de Teatro Clássico. Porém, desde 2002 permanece fechado para reformas, mais uma das tantas que sofreu em sua longa história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XX, um dos mais renomados teatros madrilenhos que se dedicaram ao gênero da comédia, além do chamado Teatro de Revista, foi o Teatro da Latina, localizado no bairro homônimo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuito interessante é a proposta desenvolvida pelo Teatro da Abadia, um centro de estudos e criaçao teatral. Fruto da iniciativa do governo da comunidade e José Luis Gómez, diretor teatral, inaugurou-se em 1995 e, desde entao, recebeu vários premios por suas atividades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO teatro ocupa uma antiga capela que fazia parte de um internato, construído na década de 40. Possui uma planta de peculiar formato, com duas naves convergentes e independentes que, na época, servia para separar os meninos das meninas do internato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde sua estréia como centro teatral, foram apresentadas cerca de 30 espetáculos de produçao própria, muitas delas exibidas tanto no âmbito nacional quanto estrangeiro, convertendo-o numa referência cultural de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post na Gran Vía, a Broadway Madrilenha (matéria publicada em 14/2/2013 e em 22/3/2013), cujas estréias das grandes produçoes provocam sempre grandes expectativas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s