Belas Igrejas de Santander

Antes de iniciar a matéria de hoje, gostaria de comentar a todos que recentemente foi publicado o post de número 300 do meu blog. Como uma forma de celebraçao, que divido com todos, decidi realizar um concurso denominado “Conhecendo Espanha”, em que todos podem participar. O concurso constará de 6 etapas, cada qual com 6 perguntas referentes ao patrimônio cultural e histórico-artístico de Espanha. Para participar é bem fácil, basta enviar um comentário com as respostas relativas às perguntas de cada etapa. A primeira etapa será realizada dia 5/7, na próxima sexta-feira, sendo que as perguntas, em sua grande maioria, sao do tipo teste. Os vencedores do concurso serao aqueles que acumularem a maior quantidade de pontos durante as 6 etapas (máximo de 36), e receberao em casa, via correio, um prêmio pela vitória. Espero pela participaçao de vocês e agradeço muito sua divulgaçao. Durante a semana, darei mais detalhes do concurso…

No post de hoje, veremos duas das mais belas igrejas da cidade de Santander, a capital da Comunidade de Cantábria. A primeira delas é a Igreja de Santa Lúcia, declarada Bem de Interesse Cultural em 1987.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada no coraçao histórico da cidade, o templo foi projetado pelo arquiteto madrilenho Antonio de Zabaleta entre 1852/1854. O pórtico recorda elementos da arquitetura romana, bem como dos templos paleocristaos (construídos durante a fase inicial do cristianismo), que tanto cativavam o arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao da igreja ocorreu num momento de esplendor  econômico da cidade, sendo até hoje um de seus monumentos mais destacados, nao só por sua arquitetura , mas também pelo fato de representar um dos poucos exemplos de  templos religiosos edificados nesta época, em todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAberta aos fiéis em 1868, o interior consta de uma grande e larga nave, cujo maior destaque fica por conta de sua cabeçeira, com um altar-maior realizado em mármore de Carrara, em que podemos observar o quadro de Santa Lúcia pintado por Paul Ratier, a finais do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a Igreja do Sagrado Coraçao é um dos melhores exemplos da arquitetura neogótica de Santander. Foi inaugurada em 1890, com exceçao de sua torre, construída dez anos mais tarde.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo exterior destaca também a escultura do Sagrado Coraçao, esculpida em 1912, que vemos na imagem acima. A responsabilidade do projeto se deve ao arquiteto José María Basterra, e o templo pertene à Ordem dos Jesuítas. O que mais impressiona, porém, é o interior, cujas paredes estao totalmente decoradas com pinturas e frescos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas foram realizadas pelo artista alemao Enrique Immenncamp, que iniciou seu trabalho em 1926, finalizando-o em 1932. A igreja está sustentada por 12 pilares, que representam os 12 apóstolos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs cenas representam episódios da vida de Cristo. A beleza e o colorido resultantes fazem com que a igreja seja muito solicitada para casamentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outras fotos do interior desta belíssima igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s