Turismo Rural – Taragona

Antes de iniciar o post, convém lembrar que a primeira etapa do concurso “Conhecendo Espanha” se realizará sexta feira próxima. Cada uma das seis etapas do concurso  já possuem datas definidas: dias 5 e 20 de cada mês, ok? Nao deixem de participar…as respostas das perguntas estao no próprio blog…

A matéria de hoje é sobre um dos setores turísticos que mais crescem na Espanha: o Turismo Rural. Apesar de recente, em comparaçao com outros países europeus, Espanha possui uma ampla rede de estabelecimentos denominadas de forma genérica de casas rurais. Normalmente, apresentam uma arquitetura típica de cada regiao, e que foram readaptadas como pousadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo o próprio nome indica, o Turismo Rural se desenvolve em pequenas localidades, afastadas dos grandes centros urbanos, estando associado ao Turismo Ecológico, graças ao privilegiado entorno onde se encontram as pousadas, bem como ao denominado Agroturismo, em que o turista participa ativamente das atividades do campo. Recentemente, tive a oportunidade de conhecer uma destas casas rurais, localizada na Província de Taragona (Catalunha), mais precisamente na comarca de Conca de Barberá.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA pousada denomina-se Mas de Caret, e oferece a possibilidade de alojamento numa típica construçao rural da Catalunha, chamada Masía. A casa foi reconstruída por um simpático casal que resolveu abandonar  o caos urbano e viver tranquilamente em meio à natureza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANormalmente, as casas rurais sao gestionadas pelas próprias famílias que nela vivem, muitas vezes em zonas separadas da casa principal, e que oferecem um serviço de qualidade, como é o caso da Mas de Caret. O Turismo Rural contribui para a dinamizaçao econômica da populaçao campestre, permitindo-lhes uma fonte alternativa de renda. Outro aspecto interessante relacionada a este tipo de atividade é que se pode provar a gastronomia tradicional, além de participar de festas populares e conhecer ofícios que em muitas partes estao praticamente desaparecidos, como o artesanato. Em nossa estadia, nos deliciamos com uma comida típica da zona interior da Catalunha, chamada Calçots. Esta palavra do idioma catalao se refere a uma variedade de cebola. Na realidade, trata-se de um broto de cebola já maduro e que foi replantado no terreno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA medida que crescem, se cobrem com terra suas partes laterais para branquear sua base, e esta é a parte que se consome. Ao estar enterrada, adquire um sabor e uma doçura características. Os calçots sao, depois de retirados, cozinhados na braza e envoltos num papel, geralmente de alumínio, para preservar a alta temperatura. Na hora de comer, retira-se sua capa exterior, e adiciona-se um molho chamado Romanesco, típico de Taragona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma reuniao de pessoas que se juntam para saborear o calçots constitui uma calçotada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO calçot da regiao de Valls, também situada em Taragona, foi catalogado como um produto Denominaçao de Origem (D.O.), um controle de qualidade que engloba também os vinhos, azeites, jamón, etc. O Turismo Rural na Espanha desenvolveu-se inicialmente no norte do país (Asturias, Pais Vasco e Navarra), a partir dos anos 80, para em seguida generalizar-se por todo o território. Possibilita também visitar pueblos encantadores, como este que integra a Rota do Císter, que engloba os principais monastérios desta ordem religiosa na Catalunha, e que vimos nos posts publicados entre 1/4 e 6/4 de 2013.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s