Igreja das Salesas Reales – Segunda Parte

Continuando nossa visita pelo interior da Igreja das Salesas Reales, observamos de imediato o cromatismo barroco deste belo templo em seus quadros e retábulos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Capela Maior, admiramos este retábulo, realizado por François Carlier, feito de mármore verde e bronzeado. No centro, uma pintura representa a Visitação de Maria a Santa Isabel, obra do pintor napolitano do séc. XVIII, Francisco del Mura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro pintor italiano, Corrado Giaquinto, foi encarregado do seguinte retábulo, em que aparecem São Francisco de Sales e Santa Joana, adorando o Sagrado Coração de Jesus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo lado esquerdo do presbitério, vemos a Tribuna Real, que comunicava com as dependências que os monarcas utilizavam, quando vinham de retiro espiritual ao convento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, os maiores tesouros da igreja são os sepulcros reais dos fundadores do convento, Bárbara de Bragança e Fernando VI. Mais que sepulcros, são verdadeiros monumentos funerários, dos únicos reis espanhóis que estão enterrados na capital (exceção feita à rainha Maria de las Mercedes de Orleans, sepultada na Catedral de Almudena). Os mausoléus foram projetados, por encargo do rei Carlos III, ao arquiteto real Francisco Sabatini, e lavrados em mármore pelos escultores Francisco Gutiérrez e Juan León. O casal real foi enterrado no convento por seu próprio desejo, expresso em vida. Abaixo, vemos o sepulcro de Fernando VI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior, o escudo real está sustentado por um anjo e uma representação da fama.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro, vemos Saturno, como Deus temporal, segurando um medalhão com o busto do rei, cuja imagem vemos acima. Na parte inferior, aparecem as virtudes de seu reinado, alegoricamente representadas por duas mulheres, símbolos da fortaleza, justiça, paz e abundância. Entre ambas figuras, uma inscrição diz:

OLYMPUS DIGITAL CAMERATraduzindo: ” Aqui jaz o fundador deste monastério, Fernando VI, rei de Espanha, ótimo príncipe que morreu sem deixar filhos, mas com uma numerosa prole de virtudes. Pai da pátria, 10 de agosto de 1759. Carlos III dedicou este monumento de tristeza e piedade a seu queridíssimo irmão, cuja vida preferia ao  reino”. Situado numa capela particular, o sepulcro de Bárbara de Bragança não está às vistas do público, sendo que sua entrada se dá pelo lado direito do presbitério.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa verdade, seu sepulcro situa-se ao lado do mausoléu do marido, separado por uma parede. Tive a sorte de encontrá-la aberta, e pude conhecer a capela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da capela, vemos um retábulo feito por Juan Domingo Olivieri, no séc. XVIII. No lado direito, aparece o sepulcro de Bárbara de Bragança.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro do monumento, chama a atenção os símbolos da morte, representados pela caveira e a tíbia. Na parte frontal, o escudo de Portugal. A inscrição abaixo reza: “Maria Bárbara de Portugal, esposa de Fernando VI, depois de ter fundado este templo para a glória de Deus e como convento para religiosas, descansa neste sepulcro, entre orações e oferendas. Faleceu com 47 anos de idade em Kalendas, setembro de 1758”.

Do lado oposto ao sepulcro do rei, encontramos outra lápide, que acolhe os restos de Lepoldo O Donell, nobre, político e militar espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2 comentários Adicione o seu

  1. Olá Roberto

    Estamos planejando uma viagem para a Espanha e tenho lido muito seu blog, mas estamos preocupados com a crise econômica, ainda se pode andar com tranqüilidade pelas ruas, aumentaram os roubos a turistas?

    Obrigada e parabéns pelo blog.

  2. Inês disse:

    Obrigada Roberto pela resposta e estou adorando pesquisar no seu blog.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s