Ermita de la Virgen del Puerto – Madrid

Esta famosa ermita madrilenha situa-se no Paseo de la Virgen del Puerto, próximo às margens do Rio Manzanares. Foi construída pelo arquiteto Pedro de Ribera, uma de suas primeiras obras na cidade, sendo o encarregado também da construção da avenida onde se localiza em 1726, como parte de um projeto de renovação urbana ordenado por Felipe V, para reorganizar e embelezar as proximidades do antigo Alcázar (hoje Palácio Real).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInaugurada em 1718, a ermita representa um dos primeiros exemplos da arte barroca na capital espanhola. Durante séculos, era o destino de uma romaria que se realizava em adoração à imagem da virgem, cujo culto originou a existência do templo. A obra foi impulsionada pelo Marquês de Vadillo, então prefeito de Madrid, cujo sepulcro encontra-se no interior da ermita, obra igualmente executada por Pedro de Ribera.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ermita constitui uma curiosa combinação de elementos arquitetônicos da cidade na época dos Habsburgos, e a arquitetura barroca do séc. XVIII. A fachada está marcada por duas torres, cada qual coroada com seus sinos e capitéis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPraticamente destruída durante a Guerra Civil, o edifício atual é uma reconstrução realizada em 1945. A imagem da Virgen del Puerto, que se encontrava no interior, também foi afetada, e a atual é uma cópia. A Virgem é a padroeira da cidade natal do Marquês de Vadillo, Plasencia, da qual era muito devoto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs festividades em honra à Virgem ocorrem anualmente no dia 8 de setembro, e são conhecidas como as Festas de la Melonera, graças aos postos de vendas de melões que se instalam nas proximidades da ermita durante os dias festivos. A tradição conta que as moças madrilenhas, antes de casarem-se, pediam à Virgem que o noivo fosse um bom marido. Para que o desejo se cumprisse, a tradição obrigava a compra de um melão, que seria dividido entre o casal. Abaixo, vemos uma foto do interior do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ermita de la Virgen del Puerto foi declarada Monumento Nacional em 1945. Finalizamos a matéria com uma foto da ermita, de princípio do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAobs: no post, adotei o nome da ermita em seu original em castelhano, ao contrário das referências à Virgem, escritas em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s