Parque da Cuenca do Rio Manzanares – Madrid

Na Comunidade de Madrid existem Reservas Naturais protegidas ideais para a prática de atividades ecológicas e o desfrute da natureza. A maior delas, com 53 mil hectares, é o Parque Regional de la Cuenca Alta del Manzanares. Criado em 1985, representa uma das áreas verdes de maior valor paisagístico e natural de toda a comunidade. Em 1993, foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuase toda sua extensão encontra-se na Serra de Guadarrama, e a grande variedade de altitude que possui (entre 600 e 2383m) condiciona a formação de numerosos ecossistemas.

DSC04622Um dos locais mais destacados da reserva é a denominada La Pedriza, considerado o conjunto de rochas graníticas mais importante da Europa.

DSC04631La Pedriza situa-se dentro da área do município de Manzanares El Real, cujo belo castelo vimos no post publicado em 23/3/2012. O lugar é muito frequentado por escaladores, que tem a disposição mais de 1000 vias de escalada. O parque protege a nascente do Rio Manzanares, que em sua trajetória pela montanha forma inúmeros poços e pequenas cascatas, perfeitas para um banho relaxante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA pressão urbana e demográfica constitui a maior ameaça para a integridade da reserva, devido à proximidade com a área metropolitana de Madrid. No entanto, conserva paisagens praticamente inalteradas pela ação humana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm relação à fauna, o parque conta com uma ampla população de mamíferos, entre os quais cervos, javali, gato montês, lebre, cabra montês, etc. A fauna avícola, entre outras espécies, está representada pela águia imperial ibérica, uma das aves mais ameaçadas do mundo. Aproximadamente 56% das espécies de anfíbios e 60% dos répteis que existem na Península Ibérica, podem ser encontrados aqui, com um elevado grau endêmico.

DSC04635Inúmeras são as trilhas que podem ser percorridas, tornando a reserva um excelente local para o senderismo e a bicicleta de montanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA vegetação compõem-se de coníferas, encinares, pinhos, e muitas espécies florais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque de la Cuenca Alta do Rio Manzanares é, portanto, uma ótima opção de lazer, e está localizado a cerca de 30min de Madrid, podendo ser alcançado em transporte público, desde a capital da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s