Abadia de Montserrat – Barcelona

Situada a 720m de altitude, num local de grande beleza natural, a Abadia de Santa Maria de Montserrat representa um dos templos de maior devoção de toda a Comunidade da Catalunha, graças à imagem da Virgem de Montserrat. Considerada um verdadeiro símbolo religioso da comunidade, é amplamente venerada, transformando o monastério num conhecido centro de peregrinação. O local é propício também para atividades ecológicas, como o senderismo, já que possui inúmeras trilhas para percorrer.

DSC00970O santuário que abriga a Virgem começou a formar-se a partir do séc. XI, então sob as ordens do Monastério de Ripoll, tornando-se independente somente em 1410. Um pouco depois, foi solicitada uma autorização para ampliar o número de monges e transformá-lo numa abadia. Em 1493, o rei Fernando “El Católico” enviou a Montserrat um grupo de religiosos provenientes da Congregação de Valladolid, e a abadia passou a depender desta instituição. Neste mesmo ano, um monge do monastério acompanhou a Cristóvao Colombo em sua segunda viagem à América, expandindo o culto da Virgem ao novo continente.

DSC00967Entre 1811/1812, o monastério foi saqueado pelas tropas napoleônicas, fato que provocou a desaparição de quase todos seus tesouros. Com a Desamortização de Mendizábal (1835), a Congregação de Valladolid foi extinta, e a abadia recuperou sua independência e o monacato em 1844. A partir de então, foi reconstruida e atualmente abriga uma comunidade beneditina formada por 60 monges. Recebe, em média, 2.3 milhões de visitantes ao ano, e converteu-se numa das abadias mais ricas do continente europeu. Sua biblioteca (o monastério possuiu um “scriptorium” próprio, muito ativo nos séc. XIV/XV), figura entre as melhores do país. O museu guarda quadros de pintores como Caravaggio, El Greco, Monet, Dalí, Renoir, Picasso, etc.

Montserat4Da primitiva basílica românica, sobrevive muito pouco. A atual construção foi iniciada no séc. XVI, e reconstruida no séc. XIX, como foi dito acima. A denominada Fachada dos Apóstolos foi concluída em 1901.

Montsera2Montserat1A Praça de Santa Maria permite o acesso às dependências do monastério, e foi realizada pelo arquiteto modernista Puig i Cadafalch.

Montserat5A Virgem de Montserrat é conhecida popularmente como  “La Moreneta”, e desde 1844 é considerada a padroeira da diocese e da Comunidade Catalã. Segundo a tradição, no ano 880 uns meninos pastores observaram raios luminosos que saíam de uma gruta e decidiram ver do que se tratava. Penetraram no interior e viram uma imagem resplandecente da Virgem. A notícia do achado chegou ao bispo, que resolveu levá-la consigo, mas suas intenções foram frustradas pelo inexplicável peso da imagem. O bispo interpretou o fato como uma vontade da própria Virgem de permanecer no local, e ordenou a construção de uma ermita para dar-lhe abrigo que, com os séculos, originou a atual abadia.

Montserat3Na realidade, a imagem da Virgem é uma escultura românica do séc. XII. A Virgem sustenta o menino Jesus e uma esfera, que representa o universo. A imagem é dourada, exceção feita ao rosto e as mãos, que são negros. Um estudo realizado em 2001 demonstrou que originalmente a imagem era branca, e que escureceu com o tempo, devido à fumaça das velas e o contínuo uso de incenso, além da própria oxidação do material constituinte e da sujeira acumulada por séculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADentro das várias atividades realizadas atualmente pela abadia, destaca o coro protagonizado por mais de 50 crianças, entre 9 e 14 anos. Existem documentos que comprovam sua existência desde o séc. XIV, como instituição de caráter religioso e musical. Dessa forma, são considerados um dos mais antigos coros de meninos cantores de toda a Europa. As crianças participam nas celebrações litúrgicas e seu prestígio é reconhecido internacionalmente, realizando concertos pelo mundo e com uma abundante discografia. Localizado próximo à cidade de Barcelona, a Abadia de Montserrat e seu entorno podem ser visitados numa excursão de um dia. Seu valor histórico, religioso e natural constituem uma ótima opção turística.

1 comentário Adicione o seu

  1. pe. ronan. b. avino disse:

    GOSTARIA DE VER FOTOS DA COMUNIDADE. OBRIGADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s